Empoderar e engajar politicamente meninas de 13 a 17 anos em oito cidades do Brasil. Esse é o principal objetivo do projeto Meninas Cidadãs que chega a Belém, nesta terça-feira (1), por meio de uma oficina que será realizada no auditório da Biblioteca Pública Arthur Vianna, no Centur, a partir das 14h.
“O evento será fechado e tem como finalidade o fortalecimento de grupos de adolescentes de escolas públicas, espaços de leitura, institutos e demais organizações da sociedade civil envolvidas no mapeamento do programa, para uma roda de diálogos com temas como o combate a misoginia, racismo e pobreza”, explica a articuladora local do projeto, Dayane Guimarães.
Ela conta que esses momentos de diálogos ocorreram em outras capitais do país de forma presencial e online, quando meninas compartilharam saberes e potencializaram o senso de identidades. “Os encontros servem também para identificar potenciais lideranças jovens que possam vim a compor uma rede nacional de meninas; compreendendo quais suas principais demandas e enfrentamentos nas capitais envolvidas”, pontua Dayane.
O “Meninas Cidadãs” é promovido pela ONG 'Elas No Poder' em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e organizações da sociedade civil. O projeto “Meninas Cidadãs” visa criar um ciclo contínuo de empoderamento e engajamento político para assegurar que as vozes das adolescentes sejam ouvidas e suas necessidades atendidas.
Mín. 12° Máx. 22°