Entrou em operação nesta segunda-feira, em período de testes por 30 dias, um novo ônibus 100% elétrico, desenvolvido pela empresa chinesa Ankai, com representação no Brasil, para operar a linha 520.3 - Triângulo/24 de Outubro/Auxiliadora. Ela ingressa na rota regular, junto aos veículos a combustão, e fará 20 viagens, dez por sentido, em tabela extra de horários. O veículo não emite gases causadores do efeito estufa e é duas toneladas mais leve que os demais da mesma categoria, devido à sua construção diferenciada.
A autonomia do veículo é de 280 quilômetros rodados com ar-condicionado ligado, mais do que a média que será percorrida pelo ônibus diariamente, de 220 quilômetros, conforme o trajeto da linha. O modelo OE-12 | Urbano da Ankai, o terceiro testado até o momento pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), depois de veículos da Marcopolo e Eletra/Caio, tem capacidade para 70 passageiros sentados. Ela integra o chamamento público feito pela Prefeitura para a eletrificação da frota. Em breve, deve vir a Porto Alegre um articulado elétrico e a expectativa é adquirir mais 100 elétricos via PAC. Outras empresas devem também participar das testagens futuramente.
“Temos que ter, evidentemente, uma isonomia nos testes, que depois são certificados. Como são feitos os embarques e desembarques, paradas ocasionais, semáforos, comportamento no trânsito, tudo isso é analisado. Acredito que se toda a frota de Porto Alegre fosse elétrica, poderíamos ter uma economia de R$ 0,30 a R$ 0,50 na passagem, e esperamos também uma redução no custo da manutenção, que pode chegar a até 50% menos ao longo do tempo”, avaliou o titular da SMMU, Adão de Castro Júnior.
A capacitação dos motoristas é outro fator considerado, já que os profissionais, de acordo com Adão, precisam acostumar-se ao modo de condução do elétrico, que não tem câmbio, mas conta com freio regenerador, acionado conforme quando é tirado o pé do acelerador. Com efeito, isto auxilia na recarga da energia do coletivo. O tempo de deslocamento da linha é o mesmo dos veículos a combustão, de 45 a 50 minutos.
Nesta segunda, a imprensa foi convidada a conferir a viagem inaugural, entre os terminais Triângulo, no bairro Sarandi, e Parobé, no Centro Histórico. O aposentado Telmo Machado Pereira, morador do Passo das Pedras, foi um dos primeiros a embarcar no coletivo, ainda no Triângulo. “É muito bom, até para o meio ambiente. Bem moderno e fresquinho, quase não dá barulho. Se der certo, quero sempre pegar este”, salientou ele.
Confortável, silencioso e com entradas USB espalhadas por quase todos os bancos, o veículo se soma aos 12 veículos elétricos que já rodam nas linhas E178 - Praia de Belas, E378 - Integradora e E703 - Vila Farrapos, que completaram um mês de rodagem na Capital no último dia 19. Conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), somados, eles já percorreram 65.152 quilômetros em 6.579 viagens, evitando a emissão de 79,3 toneladas de dióxido de carbono (CO2), o consumo de 29.606 litros de diesel e R$ 51.855,00 em recursos públicos.
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