O empate contra o Botafogo, líder do Brasileirão, no último sábado pode ter indicado uma reação do Grêmio no campeonato. Diante do Fortaleza, 3º colocado, na próxima sexta-feira, o time de Renato Portaluppi terá a chance de provar que não briga para não cair e que pode ao menos garantir uma vaga na Copa Sul-Americana para o ano que vem.
Mas afinal, como chega a equipe do Fortaleza para o jogo em Porto Alegre na próxima sexta-feira?
Treinado há três anos pelo argentino Juan Pablo Vojvoda, o Fortaleza, o próximo adversário do Grêmio no Brasileirão é a grande surpresa do campeonato. Terceiro lugar no campeonato, com 55 pontos, um a menos que o 2º lugar Palmeiras e dois atrás do líder do Botafogo, o Leão do Nordeste apresenta um desempenho sólido no campeonato brasileiro.
No returno a sequência é ainda melhor: o time lidera a tabela, com 22 pontos ganhos em 9 partidas, e dá indícios de que poderá disputar o título até o fim.
O clima é foco no Brasileirão após um setembro com turbulência, onde o time mais perdeu do que venceu e acabou eliminado eliminação para o Corinthians, na Copa Sul-America, onde o time também perdeu a invencibilidade de 20 jogos dentro de casa.
A última vitória no brasileirão, contra o Cuiabá, com gol do atacante Hércules, fez o time retomar a confiança depois do revés. “Cada vez que recebemos um gol ou uma derrota, o time reage, responde. E isso é uma resiliência importante, que conseguimos não somente esse ano”, ressaltou Vojvoda após a partida de ontem à tarde no Castelão.
Nos últimos 5 jogos pelo brasileirão, único campeonato que o time disputa agora, o time venceu três, perdeu uma e empatou outra. Se em casa o time é quase imbatível, sendo que no Brasileirão, o mesmo não se pode dizer como visitante, onde acumulou as únicas cinco derrotas que têm no campeonato. Em treze jogos como visitante, o time do nordeste venceu quatro, empatou outras quatro e perdeu cinco. Tem a sétima melhor campanha jogando fora de casa.
Apesar do bom momento, Vojvoda prega a cautela na reta final do Brasileirão. “Ainda faltam muitos jogos. São 30 pontos e 30 pontos são muito. Vamos descansar e planejar o próximo jogo. Não quero colocar coisas... Outro treinador vai dizer o mesmo. Tanto do Palmeiras, como do Botafogo, do São Paulo, do Flamengo. Ainda fica muito por jogar. Não quero dar passos adiante. É um passo atrás do outro”, ponderou o técnico. Se vencer o Grêmio na sexta, o Leão do Pici assume a liderança, pelo menos provisória.
Vojvoda prega cautela na reta final do Brasileirão Vojvoda prega cautela na reta final do Brasileirão | Foto: Mateus Lotif/FEC/CP
Para o confronto contra o Tricolor, Vojvoda não terá pelo menos dois jogadores. O zagueiro Brítez e o atacante Marinho receberam o terceiro cartão amarelo e estão fora da partida. Mesmo assim, nomes como Yago Pikachu, Pochettino e Lucero, destaques do Leão na temporada, devem estar em campo, o que indica que o confronto será muito difícil para o Grêmio. O atacante argentino, artilheiro do time no Brasileirão retorna ao time depois ter cumprido suspensão.
Renato Portaulppi não terá à disposição Marchesin, Monsalve e Villasanti fora da partida, por conta do terceiro cartão amarelo. Apesar disso, Diego Costa estará à disposição após cumprir suspensão. Além dele, Soteldo, Pavón, Jemerson, Rodrigo Ely e Fábio estão em tratamento de lesão e serão reavaliados
Mín. 17° Máx. 21°