O Brasil será um dos cinco lugares do planeta que se tornará inabitável em 50 anos, apontou um estudo da Nasa, a agência espacial americana. Algumas áreas do país serão impossíveis de se viver devido ao calor extremo.
As mudanças climáticas são a principal razão para o aumento acelerado das temperaturas. A tendência é que o planeta continue esquentando devido à emissão de gases do efeito estufa.
O estudo foi feito por Colin Raymond, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, e alguns outros colegas, que analisaram os extremos de calor e umidade. Eles utilizaram imagens de satélite e projeções de temperatura e publicaram o estudo na revista Science Advances.
A pesquisa leva em conta, além da temperatura, a umidade, que é o que aumenta a sensação de calor. Quando o tempo está muito úmido, o suor, que é o mecanismo de resfriamento do corpo humano, não evapora e, assim, o calor não é dissipado.
Além do Brasil, outras áreas do mundo poderão ser inabitáveis em 50 anos, sendo elas: o Sul da Ásia, o Golfo Pérsico e Mar Vermelho, Partes da China e o Sudeste Asiático.
Mín. 10° Máx. 20°