Equipes da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) realizaram um diagnóstico da situação socioassistencial da população idosa do Piauí. O objetivo foi identificar as novas demandas sobre a população idosa do estado, como o enfretamento à violência e outros serviços de proteção a essa população vulnerável. E foi constatada que a presença da secretaria, está correspondendo às expectativas dos municípios visitados.
De acordo com a superintendente da Pessoa Idosa da Sasc, Gilvana Gayoso, desde o diagnóstico solicitado nos municípios, surgiu um grande interesse dos gestores sobre a política da pessoa idosa. “A Sasc tem repassado muitas informações sobre a Política da Assistência Social para a Pessoa Idosa e da rede de atendimento. Há muitas dúvidas, especialmente sobre o Fundo Estadual da Pessoa Idosa, o acolhimento institucional e como funciona a política para a pessoa idosa”, revela a gestora, acrescentando que, a medida que é solicitado, a Sasc está dando suporte para as Secretarias Municipais de Assistência Social, Conselhos Municipais de Serviço Social (CMDIs) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Segundo a diretora de Políticas Públicas Para a Pessoa Idosa, Maria da Cruz Oliveira, o percentual de aprovação é muito favorável, considerando o número de municípios que já foram orientados e sensibilizados sobre a implantação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com apoio da Sasc.
“A equipe da Sasc tem visitado dezenas de municípios, recentemente estivemos realizando roda de conversa sobre a criação e implantação do Conselhos Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa nos municípios de Fronteiras, Lagoa do Barro, João Costa, Campo Alegre do Fidalgo, Dom Inocêncio, Capitão Gervásio de Oliveira, Itaueira e Coronel José Dias. Entregamos material de trabalho para as equipes técnicas como folders, cartilhas, proposta de projeto de lei para criação do CMDI e orientação de como implantar o Conselho no município”, explica a diretora.
A visita tem motivado os gestores municipais. Em Lagoa do Barro, a secretária da Assistência Social, Sinthia Pereira, informou que após responder o diagnóstico solicitado pela Sasc, já será providenciada a criação do conselho.
O secretário da Assistência Social de Capitão Gervásio, Ezequiel da Silva, disse que já será providenciada a posse dos membros do conselho após a visita da Sasc.
E eles avaliaram como positivo a visita dos técnicos da Sasc para a criação e reativação dos conselhos municipais dos direitos da pessoa idosa.
Em relação aos diagnósticos, foram encaminhados para os 224 municípios e 89 gestores responderam os questionários. A coleta de dados ocorreu conforme resposta dos gestores. Mais esclarecimentos pelo e-mail [email protected]
Mín. 12° Máx. 22°