Terça, 02 de Junho de 2020
51 98419-1295
Geral Governo do Estado

Comércio é liberado para abrir em cidades do RS mesmo com decreto estadual de restrição

Governador Eduardo Leite voltou a afirmar nesta sexta-feira (27), que municípios devem seguir orientações estaduais.

28/03/2020 12h53
4.754
Por: Redação Acontece no RS Fonte: G1 RS
Foto: Divulgação / Reprodução G1 RS
Foto: Divulgação / Reprodução G1 RS

Algumas cidades do Rio Grande do Sul flexibilizaram os decretos municipais e permitiram a abertura do comércio a partir da próxima semana, alterando as medidas tomadas em função do risco de contágio do novo coronavírus.

Nesta sexta-feita (27), foram realizadas carreatas em diversas regiões do estado. Comerciantes e empresários pediram a liberação de indústrias e comércios nas cidades.

O governador do RS, Eduardo Leite, voltou a afirmar que os municípios devem seguir as orientações estaduais. Nesta sexta, um novo decreto assinado por Leite, flexibilizou a abertura de templos, lotéricas e agências bancárias, mas manteve as restrições no comércio.

"Muitos prefeitos foram além e estabeleceram proibições. Orientamos que prefeitos que vierem a revogar os seus decretos, mantenham-se o estadual. Não pode deixar de fazer o que o governo do estado exige", disse.

"Entendo que haja angústia de parte de setores econômicos de todos os portes, mas não dá pra tomar decisão com base na ansiedade. Tem que ser com base na ciência," completou Leite.

Veja quais cidades estão alterando decretos:

Flores da Cunha

A Prefeitura de Flores da Cunha determinou a reabertura do comércio e de outros serviços na cidade a partir desta sexta (27). De acordo com a nota, ficam liberadas as atividades em todas as áreas, respeitando as normativas do Ministério da Saúde.

São elas: estabelecimentos comerciais, que devem estabelecer horários fixos ou setores exclusivos para atender os idosos com ou mais de 60 anos, e trabalhar em regime de escalas, para reduzir o fluxo de pessoas, assim como em indústrias. Lojas de conveniência dos postos de combustível podem ficar abertas das 7h às 19h de segunda a sábado. O toque de recolher foi extinto.

Na educação foi mantida a restrição, com retorno programado para o dia 3 de abril.

Espumoso

Um novo decreto, que terá validade a partir de segunda-feira (30), permite atividades comerciais em Espumoso com algumas restrições. Academias, comércio, bares, restaurantes, sindicatos e prestação de serviços em geral deverão operar com 50% da capacidade.

Festas, entidades tradicionalistas, hotéis, escolas e transporte público seguem paralisados.

Erechim

Publicado na tarde desta sexta (27), um novo decreto permite que, a partir do dia 1º de abril, os estabelecimentos industriais e da construção civil retomem as atividades. Cada empresa deve observar as diretrizes sanitárias determinadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Municipal da Saúde. Entre elas, manter o distanciamento entre os funcionários de, no mínimo, dois metros. O decreto permite também o funcionamento de lotéricas, agências bancárias e templos religiosos.

Santana do Livramento

A partir deste sábado (28), a cidade incluiu, no novo decreto com prazo de sete dias, novos serviços como essenciais. Entre eles estão: o funcionamento de unidades lotéricas e correspondentes bancários, serviços de hotelaria e hospedagem, construção civil, ferragens e serviços de “mototáxi”. Todos possuem regramentos específicos que serão fiscalizados, segundo a prefeitura.

Ibirubá

Um decreto publicado nesta sexta pela prefeitura de Ibirubá permite a reabertura do comércio a partir de segunda-feira (30). Os estabelecimentos terão que adequar o atendimento para evitar aglomerações e também adotar medidas de higiene para conter a contaminação. As empresas também devem fazer revezamento de funcionários para reduzir o contato entre os trabalhadores.

Estância Velha

O município autorizou ainda na quinta-feira (26), o funcionamento parcial das atividades industriais, a partir desta sexta, e comerciais, a partir do dia 3 de abril. As empresas devem seguir medidas como: disponibilizar álcool em gel 70% para os colaboradores e clientes; promover a constante higienização e desinfecção dos ambientes; respeitar o distanciamento mínimo de dois metros entre os postos de trabalho; não exceder a capacidade de 30% de pessoas no local.

Ivoti

O prefeito de Ivoti, Martin Cesar Kalkmann decretou a liberação parcial das atividades econômicas na cidade a partir do dia 3 de abril. Permanecem em vigor as determinações relativas a distanciamento social e circulação de pessoas com mais de 60 anos de idade e demais grupos de risco.

Comércio segue fechado em todas as regiões do estado — Foto: Reprodução / RBS TV

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Curta também nossa página no Facebook, assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

Acontece no RS no Facebook: https://www.facebook.com/acontecenors

 

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.