Domingo, 16 de Março de 2025
21°

Parcialmente nublado

Porto Alegre, RS

Geral GOVERNO

Canoagem é o mais novo atrativo turístico do Parque Estadual do Utinga em Belém

Visitantes têm a oportunidade de explorar a beleza natural da Unidade de Conservação a partir da atividade ecoturística autorizada pelo Ideflor-Bio

11/07/2024 às 13h40
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Secom Pará
Compartilhe:

A partir deste sábado (13), visitantes do Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”, em Belém, terão a oportunidade de explorar a beleza natural do local através da canoagem, uma nova atividade ecoturística autorizada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio). A iniciativa, promovida pela empresa de ecoturismo que atua na Unidade de Conservação (UC), oferece uma experiência única no Igarapé do Yuna.

Continua após a publicidade

Para garantir a segurança e preservação ambiental, algumas regras foram estabelecidas. Cada grupo de visitantes deve contar com pelo menos dois condutores habilitados, sendo a capacidade máxima de 12 pessoas por grupo, incluindo os condutores. A atividade pode ser realizada entre 8h e 16h, mas será suspensa em caso de risco de chuva.

Continua após a publicidade

O presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, ressaltou que com a nova atividade, o Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna” amplia seu leque de opções de ecoturismo, oferecendo aos visitantes uma forma diferenciada de vivenciar a natureza amazônica.

Continua após a publicidade

“A canoagem no Igarapé do Yuna promete ser uma experiência inesquecível, conectando os participantes com a exuberante flora e fauna da região. Convido todos a se fazerem presentes em nossa UC neste fim de semana, bem como nos demais dias”, frisou Nilson Pinto.

Cuidados -O condutor de turismo e gerente da Amazônia Aventura, Diego Barros, detalhou sobre quais foram os cuidados que a empresa tomou para iniciar essa nova atividade que promete ser um sucesso. Ele afirma que, quando se fala de UC, é preciso olhar com bastante carinho a parte de legislação ambiental e de segurança.

“Nós criamos uma atividade totalmente adaptada para o Parque Estadual do Utinga, que é uma UC de Proteção Integral. O respeito ao meio ambiente é uma das nossas prioridades, uma vez que o percurso balizado, acompanhado com o condutor e, também, a segurança faz parte de todas as nossas etapas, seja com a disponibilização de coletes salva vidas, o caiaque especializado para águas tranquilas e ele tem uma estabilidade muito grande, o que impede e dificulta muito que a pessoa vire e caia na água. Portanto, tudo foi pensado com muito carinho para oferecer uma experiência muito divertida, mas também muito segura para o Parque Estadual do Utinga”, explicou o dirigente.

Os visitantes serão orientados sobre a importância de minimizar o impacto ambiental. É fundamental evitar a destinação inadequada de resíduos na água, a remoção de folhas, flores e galhos, bem como a movimentação de sedimentos no fundo do canal. Além disso, o uso do Igarapé do Yuna para banho é estritamente proibido, preservando assim a qualidade da água e o habitat das espécies locais.

Também serão instalados e mantidos acessos seguros ao Igarapé do Yuna, facilitando a entrada e saída dos visitantes de forma controlada e segura. Os condutores que prestarão serviços na trilha aquática deverão apresentar certificação em curso de resgate e primeiros socorros em ambiente aquático, assegurando que estão aptos a lidar com emergências.

Colaboração -De acordo com o gerente da Região Administrativa de Belém, Júlio Meyer, “o acesso de visitantes aos ambientes aquáticos do Parque, como é o caso do Igarapé do Yuna, possibilita uma maior valorização do parque por esses visitantes. O Parque foi criado principalmente para garantir o abastecimento de água para a população da Grande Belém e essa oportunidade de contato é fundamental para valorizar a UC e ajudar a garantir os objetivos para o qual ela foi criada. É importante frisar, ainda, que a atividade possui um sistema de gestão de seguranças e condutores habilitados para realização de resgates em ambientes aquáticos”, detalhou.

Serviço:

A canoagem no Igarapé do Yuna inicia neste sábado (13), das 8h às 16h, e custa R$ 30,00 por pessoa. Durante o mês de julho, o serviço será ofertado todos os dias. A atividade náutica tem início no Centro de Acolhimento do Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna” e segue até a base da Amazônia Aventura, com percurso estimado em 2 km (ida e volta) e duração média de 30 minutos.

Porto Alegre, RS Atualizado às 23h08 - Fonte: ClimaTempo
21°
Parcialmente nublado

Mín. 18° Máx. 27°

Seg 29°C 19°C
Ter 30°C 20°C
Qua 28°C 20°C
Qui 27°C 18°C
Sex °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes