Quarta, 24 de Julho de 2024
18°

Tempo nublado

Porto Alegre, RS

Geral Costa Rica - MS

Com gestão eficaz e transparente, Costa Rica sobe 12 posições no Ranking da...

Costa Rica/MS, tem se destacado no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Tesouro Nacional. Com uma gestão eficaz, transparente e ...

20/06/2024 às 19h50
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Prefeitura de Costa Rica - MS
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Costa Rica - MS
Foto: Reprodução/Prefeitura de Costa Rica - MS

Costa Rica/MS, tem se destacado no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Tesouro Nacional. Com uma gestão eficaz, transparente e comprometida, o município saltou 12 posições, passando da 19ª em 2020 para a 7ª posição em 2023 no ranking dos 79 municípios sul-mato-grossenses. A nível nacional, Costa Rica era o 1.576 e agora ocupa a posição 1.163 das 5.570 cidades do país.

Continua após a publicidade

O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal tem como objetivo avaliar a qualidade e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais que são enviados ao Tesouro Nacional por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). Esses relatórios são enviados mensal, bimestral e semestralmente e são fundamentais para acompanhar a situação financeira e fiscal dos entes federativos.

Continua após a publicidade

Desde 2019, o Tesouro Nacional tem ampliado as verificações no Ranking Siconfi, buscando aprimorar a qualidade dos dados contábeis e fiscais. Na última edição do ranking, em 2023, foram aplicadas 161 verificações, mais que o dobro em relação à primeira edição. Essas verificações são realizadas de acordo com a legislação, as instruções e guias de preenchimento do Siconfi, além das regras estabelecidas no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público e no Manual de Demonstrativos Fiscais.

Continua após a publicidade

Costa Rica tem se destacado nesse ranking devido às ações realizadas na gestão dos atos efetuados pelo município. Desde 2021, a contabilidade do município passou por uma reformulação, com a estrutura sendo remodelada. Essa reformulação possibilitou melhorias na operacionalização da gestão, resultando em resultados positivos.

A contadora da Secretaria de Administração, Finanças, Planejamento, Receita e Controle, Laudice Batista de Souza, destacou que o salto de 12 posições no ranking é motivo de orgulho para os servidores e demonstra a confiança dos gestores na capacidade de trazer resultados para o município. Ela ressaltou que essa conquista é resultado do trabalho árduo de toda a equipe contábil do município. As posições são medidas através de dados enviados por relatórios previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal nº 101/2000.

O Secretário de Administração, Finanças, Planejamento, Receita e Controle, Paulo César Gabaron Vargas, enfatizou a importância da organização contábil e fiscal para atrair investimentos para Costa Rica. Uma prefeitura bem organizada que paga em dia e tem dinheiro em caixa, é capaz de dar respostas rápidas em todas as áreas da gestão e facilita a vinda de investidores.

Com essa evolução no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, Costa Rica se destaca como um exemplo de gestão eficaz no setor público. A transparência nos gastos públicos e a qualidade das informações contábeis e fiscais são fundamentais para o desenvolvimento do município e para atrair investimentos. O trabalho realizado pelos servidores costarriquense e a confiança dos gestores mostram que é possível alcançar resultados positivos por meio de uma gestão comprometida e eficiente.

Fonte:Assessoria de Comunicação / PMCR

Autor:Silvestre de Castro - Jornalista e Radialista

Veja também
Porto Alegre, RS Atualizado às 08h05 - Fonte: ClimaTempo
18°
Tempo nublado

Mín. 16° Máx. 26°

Qui 24°C 15°C
Sex 21°C 16°C
Sáb 21°C 15°C
Dom 16°C 14°C
Seg 13°C 12°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes