Quinta, 20 de Junho de 2024
18°

Tempo nublado

Porto Alegre, RS

Geral Previsão do Tempo

MAIS TRÊS DIAS DE TRÉGUA ANTES DO RETORNO DA CHUVA

Três dias de sol, nuvens e calor fora de época antecedem período de instabilidade com chuva no Rio Grande do Sul.

11/06/2024 às 21h59 Atualizada em 11/06/2024 às 22h09
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Metsul Meteorologia
Compartilhe:
Rio Grande do Sul terá sol e nuvens nesta quarta e ainda na quinta e na sexta antes do retorno da chuva para a maioria das regiões durante o fim de semana | IARA PUNTEL
Rio Grande do Sul terá sol e nuvens nesta quarta e ainda na quinta e na sexta antes do retorno da chuva para a maioria das regiões durante o fim de semana | IARA PUNTEL

Os gaúchos terão mais três dias de trégua antes do retorno da chuva, antecipa a MetSul Meteorologia. O prognóstico indica o predomínio do tempo firme entre esta quarta e a sexta-feira antes do retorno da instabilidade no fim de semana. O cenário pode ser parecido com o fim de abril e o começo de maio com chuva por vários dias no Rio Grande do Sul sob um bloqueio atmosférico no Centro do Brasil, mas os volumes de chuva previstos são muito inferiores ao que caiu no período crítico que levou às enchentes.

Continua após a publicidade

Os volumes projetados entre sábado e o começo da semana são de 50 mm em várias cidades, passando de 100 mm em alguns pontos e mesmo de 150 mm em áreas isoladas. Com a chuva, inevitavelmente, os níveis dos rios subirão, mas a MetSul enfatiza que o cenário é distinto da virada do mês de abril para maio, quando em dias chegou a chover mais de 500 mm em algumas cidades com rápida e violenta subida dos rios.

Continua após a publicidade

O risco maior são alagamentos pontuais em algumas cidades por macrodrenagem comprometida. Preocupação também com o excesso de lixo e entulhos ainda nas ruas. Nas áreas de relevo, com solo ainda instável, há algum risco de deslizamentos ou queda de barreiras. Antes da chuva, porém, o sol vai aparecer com temperatura alta por três dias pela massa de ar quente que volta a avançar nesta quarta para grande parte do Rio Grande do Sul e que foi responsável nesta terça por máximas de até 32,5ºC no Noroeste gaúcho. Nesta quarta e na quinta, o tempo firme predomina no estado com sol e nuvens, apesar que em algumas áreas do Rio Grande do Sul podem ocorrer momentos de maior nebulosidade. O ar quente traz forte elevação da temperatura em cidades em que o dia de hoje foi ameno, casos do Sul e do Leste do estado.

Continua após a publicidade

Na sexta-feira, o sol aparece com nuvens em todo o estado e o dia será muito quente com máximas acima de 30ºC em muitas cidades. No final do dia, o tempo começa a mudar com chuva pelo extremo Sul, na região do Chuí e Santa Vitória do Palmar. No sábado, uma frente fria associada a um centro de baixa pressão avança pelo estado. Embora o sol chegue a aparecer com nuvens em diferentes pontos, a nebulosidade aumenta e a chuva que atinge desde cedo o Sul gaúcho avança e alcança no decorrer do dia a maioria das localidades. Na maior parte do estado, porém, os volumes na maioria das cidades não devem ser altos. No domingo, o tempo segue instável no Rio Grande do Sul. Chove ainda na maior parte do estado e as precipitações serão mais fortes, inclusive com volumes altos, perto e acima de 50 mm, em pontos do Centro para o Norte do estado, mas com acumulados localmente superiores. Será o dia com chuva mais volumosa no fim de semana, inclusive em Porto Alegre e região metropolitana.

Na segunda, a instabilidade prossegue e ainda pode chover e garoar na maior parte do território gaúcho com a chuva mais expressiva no Norte do estado. Os volumes de chuva serão significativamente menores que os do domingo na maioria das cidades e ocorrem até intervalos de melhoria em parte do estado com ocasionais aberturas. Na próxima terça, ainda há chance para precipitação em diferentes pontos do Rio Grande do Sul, mas com volumes baixos na maioria das localidades. Na Metade Norte do estado, a instabilidade deve ser maior enquanto na Metade Sul chove pouco ou nada na maior parte das cidades.

Fonte: MetSul 

Porto Alegre, RS Atualizado às 16h05 - Fonte: ClimaTempo
18°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 19°

Sex 21°C 18°C
Sáb 27°C 17°C
Dom 24°C 18°C
Seg 17°C 13°C
Ter 15°C 13°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes