Quinta, 20 de Junho de 2024
18°

Neblina

Porto Alegre, RS

Geral ESPORTE E DIVERSÃO

Usina da Paz Terra Firme reúne comunidade para I Jogos Olímpicos até sábado (15)

Programação na quadra de esportes do complexo comunitário envolve jogos nas modalidades de futsal, vôlei, basquete, natação e balé

11/06/2024 às 18h15
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Secom Pará
Compartilhe:

A Usina da Paz do bairro da Terra Firme, em Belém, deu início, na noite da segunda-feira (10), à programação dos I Jogos Olímpicos da UsiPaz. Até o próximo sábado (15), o evento vai reunir a comunidade local para disputas esportivas em modalidades como futsal, vôlei, basquete, natação e balé.

Continua após a publicidade

Durante a abertura dos jogos, a quadra de esportes da UsiPaz ficou lotada. A programação promoveu o desfile de atletas, apresentações culturais, homenagens a professores que atuam nas oficinas esportivas do complexo, além da apresentação de medalhas e troféus e do tradicional revezamento da tocha olímpica.

Continua após a publicidade

Para a coordenadora da Usina da Paz Terra Firme, Janine Brandão, a programação tem como objetivo ser uma ferramenta de inclusão, transformação, mediação de conflitos e de sociabilização para a comunidade.

Continua após a publicidade

“O tema da nossa primeira Olimpíada da Usina da Paz Terra firme é ‘O esporte como Cultura da Paz’. Queremos torná-la um ambiente de paz, de tranquilidade, um ambiente saudável, seguro, porque realmente esse é o grande objetivo da Usina, trazer para o nosso território Terra Firme um local seguro. E graças ao esporte, há um ano e pouco a gente tem criado essa cultura de paz entre os nossos alunos, entre os familiares deles e a comunidade em geral.” destacou a coordenadora.

Expectativa -A programação dos Jogos Olímpicos da UsiPaz Terra Firme vai reunir alunos de diversas idades para as disputas. A autônoma Jacineide Marília, de 58 anos, está se preparando para a disputa de futsal. “Estou me sentindo atleta e estou maravilhada. Já tenho idade um pouco avançada, mas gosto muito de futsal. A Usina da Paz é um lugar muito importante pra mim, onde me divirto muito. Foi um espaço muito bom feito pelo Governo”, pontuou.

A dona de casa Juliana Hortência levou a filha Júlia para a abertura dos jogos, onde a criança se apresentou com o grupo de dança da Usina. “Minha filha estava ansiosa desde cedo para essa apresentação. Hoje ela ficou super feliz. Ter essa Usina perto de casa é muito importante. Ver minha filha se apresentando foi emocionante. Não tenho palavras pra isso”, disse emocionada.

O coordenador de esportes da Usina, Yuri Costa, reforçou a importância de levar a cultura dos Jogos Olímpicos para a comunidade. “Hoje temos cerca de 2.500 alunos inscritos nas atividades esportivas da Usina. Os Jogos Olímpicos (de Paris) estão chegando e a nossa ideia é trazer um pouco dessa chama olímpica para o nosso bairro da Terra Firme".

Serviço- A programação dos I Jogos Olímpicos da Usina da Paz Terra Firme segue até o próximo sábado (15). A Usina da Paz fica localizada na Passagem Belo Horizonte, 56 - entre Av. Perimetral e Passagem do Arame, em Belém.

Veja também
Porto Alegre, RS Atualizado às 19h05 - Fonte: ClimaTempo
18°
Neblina

Mín. 18° Máx. 19°

Sex 21°C 18°C
Sáb 27°C 17°C
Dom 24°C 18°C
Seg 17°C 13°C
Ter 15°C 13°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes