Quinta, 20 de Junho de 2024
18°

Tempo nublado

Porto Alegre, RS

Geral Arroio do Meio / RS

Voluntários que salvaram cerca de 65 pessoas na enchente em Arroio do Meio planejam fornecer treinamentos de resgate

O grupo contou com aproximadamente 6 pessoas e também foi responsável pela travessia de barcos entre o município e Lajeado.

11/06/2024 às 14h22
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Radio Independente AM 950 e FM 91.7
Compartilhe:
Fabrício Leal, Clério Varella e Diego Cunha (Foto: Divulgação)
Fabrício Leal, Clério Varella e Diego Cunha (Foto: Divulgação)

Cerca de seis voluntários salvaram em torno de 65 pessoas e 70 cachorros em Arroio do Meio durante a enchente de maio. Além dos resgates, o grupo liderado por Clério Varella, Diego Cunha e Fabrício Leal foi responsável por realizar a travessia de barcos entre o município e Lajeado, sobre o Rio Forqueta, durante 29 dias.

Continua após a publicidade

Depois de recuperar o município arroio-meense, eles pretendem fornecer treinamentos de resgate para outras pessoas. “Vamos nos aperfeiçoar e selecionar pessoas que têm coragem e disponibilidade para fazer treinamentos no rio de resgate”, citou Leal, em entrevista ao Troca de Ideias nesta terça-feira (11).

Continua após a publicidade

Os três homens se conheceram na enchente de 2020, justamente realizando o trabalho voluntário, e nos desastres seguintes continuaram ajudando a população. Em 2023 eles chegaram a salvar 500 moradores, o que fez com que percebessem que neste ano boa parte das pessoas se preocuparam em sair antes de casa.

Continua após a publicidade

“A gente não pode ter medo, porque além das nossas vidas têm a vida do próximo”, diz Varella. Ele e Cunha foram os responsáveis também por restabelecer a comunicação entre Lajeado e Arroio do Meio, por meio da passagem de fios e fibra óptica ainda quando o rio estava acima do nível normal.

Três médicos foram os primeiros a realizar a travessia entre as cidades, já na sexta-feira (3), apenas dois dias depois do início da cheia. “Começou a travessia de profissionais da saúde, mantimentos, donativos e marmitas”, relata Leal. De acordo com ele, até 1.500 marmitas foram transportadas por dia e destinadas às famílias nos abrigos.

Nos traslados sobre o Rio Forqueta, as histórias vividas foram inúmeras. Entre as que ficaram marcadas para Varella está o transporte de uma mãe e um bebê de apenas 30 dias. “A gente veio ao mundo pra essas e outras coisas, em ajudar e fazer isso”, considera ele.

Segundo Leal, os botes utilizados por bombeiros e pela equipe do exército não são os mais adequados, por isso a equipe de voluntários foi essencial, com barcos de alumínio e habilitação para dirigi-los. “A gente tinha conhecimento do que estava fazendo e eles não tinham naquele momento alguém que pudesse conduzir um barco”, explica.

Para os próximos meses, a expectativa é de que o grupo possa organizar o treinamento e preparar outras pessoas para o resgate, em caso de novas cheias. “A gente não vai parar, a gente vai dar sequência sim. Nós três vamos encabeçar algo bem legal e ter mais alguns voluntários”, garante Varella.

Arroio do Meio - RS
Sobre o município Notícias de Arroio do Meio - RS
Porto Alegre, RS Atualizado às 16h05 - Fonte: ClimaTempo
18°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 19°

Sex 21°C 18°C
Sáb 27°C 17°C
Dom 24°C 18°C
Seg 17°C 13°C
Ter 15°C 13°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes