Quinta, 20 de Junho de 2024
18°

Tempo nublado

Porto Alegre, RS

Geral SAÚDE

Hospital da PA-279 realiza cerca de 100 mil atendimentos ao longo de um ano em Ourilândia do Norte

A unidade, entregue em maio de 2023, se tornou referência em cirurgias e atendimentos de média e alta complexidade na região

11/06/2024 às 08h55
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Secom Pará
Compartilhe:

Continua após a publicidade

Entregue há pouco mais de um ano pelo Governo do Estado, o Hospital Regional da PA-279, localizado em Ourilândia do Norte, já registrou cerca de 100 mil atendimentos, entre pacientes que fizeram consultas ambulatoriais, exames e cirurgias. O hospital beneficia 15 municípios da região sul do Pará: Conceição do Araguaia, Água Azul do Norte, Bannach, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Pau D’Arco, Redenção, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Sapucaia, Tucumã, Xinguara e Ourilândia do Norte.

Continua após a publicidade

Após um ano de sua entrega, temos a certeza de que o Hospital Regional da PA-279 segue cumprindo a missão de descentralizar o atendimento na região. A unidade hospitalar dispõe de uma estrutura moderna e conta com 120 leitos e diversas especialidades, além de oferecer um Serviço de Terapia Renal Substitutiva, a hemodiálise, com dez máquinas para atender pacientes renais crônicos”, destaca Ivete Vaz, titular da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa).

No hospital, o usuário conta com uma Agência Transfusional (AT) da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) que também integra o espaço e atende os municípios de Água Azul e Bannach, além dos hospitais Santa Lúcia e do Hospital Municipal de Ourilândia do Norte. Desde janeiro deste ano, quando foi entregue, já foram realizadas, aproximadamente, 2 mil sessões de hemodiálise, tanto ao nível ambulatorial quando de urgência (na UTI), foram realizadas.

REFERÊNCIA -Conforme Salomão Fima, diretor administrativo do Hospital da PA-279, a unidade já é referência em cirurgias e atendimentos de média e alta complexidade na região. “Nosso objetivo é devolver, da melhor forma possível, a qualidade de vida do paciente, o tratando de maneira humanizada. Esse é o nosso legado aqui dentro do hospital. O paciente que entra na unidade não é assistido de forma individual, nós temos uma equipe multiprofissional para que o paciente evolua mais rápido no tratamento. Temos observado o impacto positivo na saúde pública da região, porque conseguimos desafogar várias demandas municipais e realizar várias cirurgias eletivas no decorrer desse ano”, conta.

Continua após a publicidade

Dona Rosalina Oliveira, de 58 anos, moradora do município de Ourilândia do Norte, foi consultada por médicos oftalmologista e neurologista no hospital e conta que ficou encantada com a experiência. “Só tenho a agradecer a essa equipe maravilhosa do Hospital Regional de Ourilândia. Desde os porteiros, equipe de higienização, enfermagem, médicos, direção, todos totalmente dispostos e focados em cuidar do próximo como se fossem a si. Um hospital completo onde você consegue fazer tudo em um só lugar”, celebra.

ESTRUTURA -A unidade hospitalar possui quatro andares, tem setores de internação com 120 leitos, sendo 90 operacionais e 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, pediátrica e adulto. Além disso, o local possui um centro de apoio diagnóstico para a realização de exames laboratoriais, de imagem e métodos gráficos como raios-X, mamografia, tomografia, ressonância magnética, ultrassonografia, entre outros.

A unidade é referência na região nas especialidades de pediatria, obstetrícia de alto risco, traumatologia, cirurgia geral, oftalmologia, oncologia, cardiologia e nefrologia, incluindo Serviço de Terapia Renal Substitutiva (hemodiálise).

Porto Alegre, RS Atualizado às 16h05 - Fonte: ClimaTempo
18°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 19°

Sex 21°C 18°C
Sáb 27°C 17°C
Dom 24°C 18°C
Seg 17°C 13°C
Ter 15°C 13°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes