Quinta, 20 de Junho de 2024
18°

Tempo nublado

Porto Alegre, RS

Geral Maranhão

Governo recepciona comitiva do G20, que promoverá debates sobre economia digital, com festa no Convento das Mercês

A recepção ocorreu no Convento das Mercês, na Madre Deus, e contou com uma apresentação cultural de grupos de bumba-meu-boi para dar as boas-vindas...

11/06/2024 às 00h44
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:

O Governo do Maranhão recepcionou, na noite desta segunda-feira (10), a comitiva do G20 que está em São Luís para conduzir os debates do Grupo de Trabalho sobre Economia Digital. A recepção ocorreu no Convento das Mercês, na Madre Deus, e contou com uma apresentação cultural de grupos de bumba-meu-boi para dar as boas-vindas aos membros da comitiva.

Continua após a publicidade

Anfitrião do evento receptivo, o governador Carlos Brandão reafirmou o compromisso com o desenvolvimento do estado e a importância do apoio de instituições como o G20, que reúne os países mais ricos do mundo sendo o principal fórum de cooperação econômica internacional e que pela primeira vez tem o Brasil exercendo a presidência.

Continua após a publicidade

“Vamos ter três dias de diálogos e reuniões com esse grupo juntamente com o corpo técnico das nossas secretarias. Lembrando que a sociedade civil organizada também tem que participar. É importante a participação de todos nesse grande momento em que vamos ouvir as experiências que deram certo nos países mais ricos do mundo para que possamos implantar e modernizar em nosso estado”, afirmou Carlos Brandão.

Continua após a publicidade

O governador também ressaltou que o Maranhão tem buscado o desenvolvimento digital. “Estamos avançando. Recentemente lançamos o Maranhão Digital. Já temos a telemedicina e temos várias outras ações que envolvem a área digital. Precisamos avançar ainda mais e melhorar neste setor, seja na área da segurança, saúde ou social, a economia digital veio para ficar”, observou.

As atividades do Grupo de Trabalho de Economia Digital na capital maranhense acontecem até quinta-feira (13) e terão enfoque em temas como inclusão digital, conectividade e integridade da informação. O evento terá a participação de ministros brasileiros, delegação de 27 países, além de nove organismos internacionais.

O ministro das Comunicações do Brasil, Juscelino Filho, pasta responsável pela organização do evento em São Luís, destacou que a presença de tantas representações com experiências na área da economia digital torna o debate na capital maranhense do mais alto nível, possibilitando uma experiência única.

“São Luís está sendo um ponto de conexão com todos esses países e com os países que estão participando ativamente do G20. Essa transformação digital é uma realidade que avança e não regride e todo esse trabalho resultará em bons encaminhamentos para o nosso estado”, comentou Juscelino Filho.

O ministro ressaltou ainda que entre os temas centrais dos debates que serão realizados nos próximos dias estão a inclusão digital, inteligência artificial para o desenvolvimento sustentável e redução das desigualdades, conectividade significativa universal, integridade da informação, governo digital inclusivo e confiável.

“Isso será um marco para o Maranhão e eu fico muito feliz de através da nossa articulação ter viabilizado a presença do G20 em São Luís e daqui serão construídos consensos em torno desses temas importantes que estão presentes na vida das pessoas. Agradeço o Governo do Estado do Maranhão que tem dado todo o apoio para este evento que está sendo liderado pelo Ministério das Comunicações”, frisou.

Nesta terça-feira (11), a partir das 9h, no Hotel Blue Tree Towers, no Calhau, haverá a abertura oficial, seguida de reunião do Grupo de Trabalho sobre Economia Digital. Esse grupo foi estabelecido pelo G20 em 2021 e tem como foco a orientação dos formadores de políticas públicas sobre o potencial digital das economias.

Durante a terça-feira haverá a reunião de delegados do G20, além de painel, seminário e mesa redonda; e um evento paralelo sobre investimento em infraestruturas digitais. A programação prossegue na quarta (12) e quinta-feira (13) norteada pelos debates sobre a criação de um ambiente digital que promova crescimento econômico e bem-estar social.

Sobre o G20

Definido como um fórum de cooperação econômica internacional, o G20 é composto pela África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia; além da União Africana e dos demais países que compõem a União Europeia.

O fórum representa aproximadamente 85% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e mais de 75% do comércio mundial sendo direcionado às grandes questões econômicas internacionais e possuindo grande relevância na arquitetura e governança mundiais.

Porto Alegre, RS Atualizado às 16h05 - Fonte: ClimaTempo
18°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 19°

Sex 21°C 18°C
Sáb 27°C 17°C
Dom 24°C 18°C
Seg 17°C 13°C
Ter 15°C 13°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes