Quinta, 20 de Junho de 2024
18°

Tempo nublado

Porto Alegre, RS

Cidades Região Metropolitana

Canoas e São Leopoldo determinam prazos para que tutores reconheçam animais em abrigos

Após período determinado por decretos municipais, animais serão colocados para adoção responsável.

10/06/2024 às 23h24
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Correio do Povo
Compartilhe:
Em Canoas, cerca de 2616 animais ainda aguardam por tutores em 7 abrigos | Foto: Guilherme Pereira / Prefeitura de Canoas / CP
Em Canoas, cerca de 2616 animais ainda aguardam por tutores em 7 abrigos | Foto: Guilherme Pereira / Prefeitura de Canoas / CP

Os donos de animais resgatados durante a enchente de maio e atualmente acolhidos em diferentes pontos de abrigamento nas cidades de São Leopoldo e Canoas a partir de agora têm prazos para reconhecer seus pets e fazer o resgate dos mesmos. Caso contrário, os animais serão disponibilizados para adoção.

Continua após a publicidade

Em Canoas, o prefeito Jairo Jorge assinou decreto estipulando um prazo de dez dias para que os tutores possam reivindicar os mais de 2,6 mil pets perdidos durante o evento climático. A contagem iniciou no dia 4 de junho, com a divulgação dos endereços dos abrigos que se cadastraram junto à Prefeitura e aos bancos de dados dos animais. Após esse período, os animais podem ser encaminhados para adoção. Todos os animais resgatados em Canoas estão sendo esterilizados, microchipados e identificados uma plataforma de divulgação do abrigo, facilitando assim o encontro com o tutor. Canoas atualmente tem 7 locais de abrigamentos de pets.

Continua após a publicidade

A secretária de Bem-Estar Animal, Fabiane Tomazi, informou que de maneira alguma os animais serão soltos na rua ou serão eutanasiados. “A legislação proíbe eutanásia de animais saudáveis.” A ideia principal, segundo ela, é que os tutores façam a identificação dos seus pets mesmo que não consigam leva-los para casa neste momento. “A identificação é importante para os animais não sejam encaminhados para lares temporários, pois sabemos que estes não são os melhores locais para os animais.”

Continua após a publicidade

Em São Leopoldo, os animais resgatados durante a enchente estão todos acolhidos no Abrigo Municipal do BIG/Carrefour. O prefeito Ary, através de decreto, também determinou que os tutores têm um prazo de 15 dias para localizar e reivindicar a posse dos seus pets perdidos. O prazo, que pode ser prorrogado por mais 15 dias, iniciou no dia 7 de junho, sexta-feira. De acordo com Vanazzi, passado esse período, os animais serão disponibilizados para adoção responsável. Cerca de 1 mil cães e gatos ainda aguardam por suas famílias.

Porto Alegre, RS Atualizado às 16h05 - Fonte: ClimaTempo
18°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 19°

Sex 21°C 18°C
Sáb 27°C 17°C
Dom 24°C 18°C
Seg 17°C 13°C
Ter 15°C 13°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes