Quinta, 20 de Junho de 2024
18°

Tempo nublado

Porto Alegre, RS

Geral Previsão do Tempo

Cheia do Guaíba está perto do fim, projeta MetSul

Uma medição realizada na tarde de domingo indica o nível do Guaíba em 2,13 metros, pouco acima da cota de cheia que é de 2 metros.

10/06/2024 às 00h26
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Correio do Povo
Compartilhe:
Vista de Porto Alegre da ponte de acesso. Rio Guaíba. | Foto: Ricardo Giusti
Vista de Porto Alegre da ponte de acesso. Rio Guaíba. | Foto: Ricardo Giusti

Um prognóstico divulgado pela MetSul Meteorologia revela que, ao considerar os referenciais do Cais Mauá, a cheia do Guaíba está perto do fim. Isto ocorre porque o nível já caiu abaixo da cota de inundação de 3 metros, está abaixo da cota de alerta de 2,50 metros e, nesta semana, cairá abaixo da cota de cheia, que é de 2 metros.

Continua após a publicidade

Em medição realizada na tarde de hoje, através da régua da empresa TideSat no cais, indicava 2,13 metros. Na mesma hora, no domingo anterior, o nível estava em 2,78 metros. Na última segunda, com vento Sul, chegou a 3,10 metros e, depois, não parou mais de baixar.

Continua após a publicidade

Com as marcas atuais, utilizando as referências do Cais, ponto histórico referencial para enchentes na cidade, o Guaíba está ao redor de 3 metros abaixo do pico da enchente no começo de maio.

Continua após a publicidade

Embora os números sirvam de alento diante da realidade dos últimos 40 dias, o Guaíba ainda segue com nível acima do normal que, nesta época, costuma ficar ao redor de 1 metro. Com 2 metros ou mais no cais já ocorrem alagamentos nas ilhas. Assim, o Guaíba está muito abaixo do pico da enchente de mais de 5 metros, porém continua acima do nível médio histórico.

A expectativa é de que, até a próxima sexta-feira, o tempo firme predomine e a tendência é o Guaíba seguir em baixa por vários dias e cair abaixo da cota de 2 metros no cais, abaixo da cota de cheia. Em um patamar de 2 metros ou menos, o Guaíba fica dentro de margem de segurança em que o transbordamento é mais difícil mesmo sob episódio do vento Sul intenso como, por exemplo, na hipótese de um ciclone. É uma cota, porém, ainda alta em caso de um evento de chuva volumosa, ainda mais com o assoreamento do delta depois da enchente.

Porto Alegre, RS Atualizado às 16h05 - Fonte: ClimaTempo
18°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 19°

Sex 21°C 18°C
Sáb 27°C 17°C
Dom 24°C 18°C
Seg 17°C 13°C
Ter 15°C 13°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes