Quinta, 20 de Junho de 2024
18°

Tempo nublado

Porto Alegre, RS

Geral Previsão do Tempo

Municípios do RS podem registrar em 72 horas acumulado de chuva superior à média prevista para mês

Instabilidades vão atingir todo o estado, entre os dias 15 e 17 de junho. Região dos Vales, Metropolitana, Porto Alegre, Litoral Norte e Serra deverão ter os maiores acumulados.

08/06/2024 às 20h03
Por: Redação Acontece no RS Fonte: G1 RS
Compartilhe:
Chuva em Porto Alegre no dia 10 de maio de 2024 — Foto: Nelson Almeida/AFP
Chuva em Porto Alegre no dia 10 de maio de 2024 — Foto: Nelson Almeida/AFP

O "veranico" dos primeiros dias de junho será interrompido na segunda quinzena do mês. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul publicou um comunicado informando que uma frente fria vai ocasionar o retorno das chuvas ao estado. Os volumes poderão variar entre 150 mm a 200 mm.

Continua após a publicidade

Conforme a pasta, todas as áreas do RS serão atingidas pelas instabilidades entre 15 e 17 de junho. Região dos Vales, Metropolitana, Porto Alegre, Litoral Norte e Serra deverão registrar os maiores acumulados.

Continua após a publicidade

Os volumes totais são superiores às médias previstas para todo o mês em municípios como Porto Alegre, Canoas, Eldorado do Sul, Cruzeiro do Sul e Bento Gonçalves — atingidos pelo evento climático extremo do último mês. (Veja abaixo o esperado de chuva em junho para cada cidade)

Continua após a publicidade
Média de chuva esperada - Junho
(Em milímetros)

Fonte: Climatempo Meteorologia

"Esta condição se dará por causa da formação de um novo bloqueio atmosférico no Brasil central, que deve fazer com que frentes frias e instabilidades fiquem atuando no Sul do país", diz trecho da postagem.

A Defesa Civil afirma que monitora a situação e que já está articulando a adoção de medidas preventivas. Segundo o governo, "especialmente em locais com pequenos rios, córregos e sistemas de escoamento que demandem manutenção, desobstrução e limpeza em razão dos eventos meteorológicos anteriores".

A tragédia climática de maio matou 172 pessoas, deixando 41 desaparecidas, 806 feridas e mais de 603,2 mil fora de casa. Cidades foram devastadas: 476, de um total de 497, sofreram algum tipo de dano. O estado soma bilhões de reais em prejuízos.

Porto Alegre, RS Atualizado às 16h05 - Fonte: ClimaTempo
18°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 19°

Sex 21°C 18°C
Sáb 27°C 17°C
Dom 24°C 18°C
Seg 17°C 13°C
Ter 15°C 13°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes