Quinta, 20 de Junho de 2024
18°

Tempo nublado

Porto Alegre, RS

Casa e Jardim CASA E JARDIM

UMIDADE: POR QUE ESTÁ TUDO MOLHADO NA MINHA CASA?

Entenda como a umidade atua e por que os ambientes domésticos estão molhados com o tempo firme e sem chuva.

07/06/2024 às 11h12
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Metsul Meteorologia
Compartilhe:
Vidros, paredes e pisos molhados nesta quinta no Rio Grande do Sul | METSUL
Vidros, paredes e pisos molhados nesta quinta no Rio Grande do Sul | METSUL

Por que está tudo molhado dentro da minha casa? A resposta está sim na umidade, mas muito mais na temperatura. Há dias chuvosos e muito úmidos com frio que não produzem estes incômodos, mas jornadas de sol como hoje acabam tendo este efeito nos ambientes. Tudo passa pelo que se denomina de condensação. Ocorre quando o ar mais quente e úmido alcança uma superfície fria. O ar úmido se condensa em superfícies com temperatura menor como paredes, azulejos, espelhos, janelas e roupas.

Continua após a publicidade

Quer fazer uma experiência? Experimente chegar na frente do espelho e expirar com a boca. Vai ficar embaçado, não? É o que normalmente ocorre no inverno quando a temperatura sobe muito após dias muito frios. Os dias de temperatura baixa resfriam os ambientes internos como paredes e pisos. Com a elevação da temperatura, o ar mais quente em contato com as superfícies resfriados se condensa.

Continua após a publicidade

Foi exatamente o que ocorreu nesta semana. A semana começou com o ingresso de uma massa de ar frio entre segunda e terça-feira que derrubou a temperatura. As mínimas chegaram a cair abaixo de zero nos Campos de Cima da Serra e a 5ºC no Sul de Porto Alegre e a 7ºC no Jardim Botânico da capital. Desde ontem, entretanto, ar mais quente começou a ingressar no Rio Grande do Sul. Ontem, a máxima chegou a 30ºC em Porto Xavier e hoje os termômetros bateram em quase 31ºC no Vale do Paranhana. Esta quinta anotou ainda 29,8ºC em Campo Bom, na área metropolitana. Mas quando isso acaba, MetSul? À medida que a temperatura dos ambientes internos vai subindo gradualmente, as superfícies também vão aos poucos ficando menos frias e isso diminuirá a umidade condensada sobre paredes, pisos, etc.

Continua após a publicidade

Arejar a casa de forma a permitir que a temperatura interna suba mais rapidamente contribui para que as superfícies sequem mais rapidamente para alguns. Outros defendem que o melhor é deixar a casa fechada. Especialistas médicos, entretanto, recomendam como muito importante arejar a casa, especialmente porque o inverno é temporada com mais infecções por vírus respiratórios e o ar circulante é importante para reduzir riscos.

Fonte: MetSul 

Porto Alegre, RS Atualizado às 16h05 - Fonte: ClimaTempo
18°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 19°

Sex 21°C 18°C
Sáb 27°C 17°C
Dom 24°C 18°C
Seg 17°C 13°C
Ter 15°C 13°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes