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Classificada empresa para reconstruir ponte da RS-130 entre Lajeado e Arroio do Meio

Em pregão aberto nesta manhã, companhia catarinense apresentou proposta de menor valor, em torno de R$ 14 milhões.

29/05/2024 às 13h59
Por: Redação Acontece no RS Fonte: GAÚCHA ZH
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Jefferson Botega / Agência RBS
Jefferson Botega / Agência RBS

A empresa Engedal Construtora, de Santa Catarina, foi a classificada para reconstruir a ponte da RS-130 sobre o Rio Forqueta, entre Arroio do Meio e Lajeado. O pregão eletrônico com dispensa de licitação foi aberto na manhã desta terça-feira (28) e a construtora apresentou o menor valor.

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A proposta foi de R$ 14,005 milhões. O valor de referência que constava no edital aberto na última semana era de R$14,2 milhões. Agora, a empresa tem até as 17h para apresentar a documentação exigida. Após a ordem de início, o prazo de execução é de seis meses.

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Derrubada pela enchente no início de maio, a ponte tinha 150 metros de extensão e podia receber caminhões de até 45 toneladas. A nova construção não poderá usar nenhuma estrutura que sobrou, como pilares nas cabeceiras.

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Sem essa ponte e a de Ferro, também destruída, Arroio do Meio, que era a cidade mais próxima de Lajeado, passou a ser a mais distante do Vale do Taquari em questão rodoviária. Segundo o prefeito, Danilo Bruxel, os impactos de logística são inestimáveis.

— Cada dia que passa, a gente fica mais apreensivo. As empresas estão muito preocupadas com a logística, tanto pra vir a matéria-prima, quanto levar a mercadoria deles. Estamos trabalhando em várias frentes — disse o chefe do Executivo.

Uma das prioridades do município passa pela reconstrução da histórica ponte de ferro. O edital para esta obra foi publicado no Diário Oficial da União. Até que este processo se desenrole, uma construtora de Lajeado vai instalar uma ponte de ferro provisória sem custos aos cofres públicos. A expectativa é de que o trânsito de veículos leves seja possível em até três semanas.

Por enquanto, caminhões só chegam da BR-386 usando um desvio pela RS-129, que aumenta a viagem em 50 quilômetros e provoca por vezes horas de espera em trechos precários de estrada de chão.

— As empresas hoje estão armazenando produto, porque não tem como escoar produção. Certamente vai aumentar (o preço), e a gente está percebendo isso nos mercados, por termos poucos acessos. Vai afetar, nós precisamos de muito dinheiro e nosso retorno de ICMS vai cair — disse Bruxel.

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