Trensurb

Demanda do Trensurb cai mais de 80% em meio a pandemia de coronavírus

Restrições de movimentação e temor com a doença derrubaram a utilização do meio de transporte.

25/03/2020 21h46
Por: Redação Acontece no RS
Fonte: Correio do Povo e Rádio Guaíba
139
Foto: Angelo Pieretti / Trensurb / Divulgação
Foto: Angelo Pieretti / Trensurb / Divulgação

Em meio à pandemia de Covid-19, a Trensurb segue registrando números reduzidos de passageiros transportados na região Metropolitana. Na terça-feira, foram 29.216 embarques no metrô, o que corresponde a uma demanda 81,5% menor que a média de usuários transportados por dia útil na primeira quinzena de março (157.636).

Desde o dia 13 de março, a demanda no sistema metroviário passou a diminuir significativamente em função das medidas de prevenção à propagação do coronavírus. Na manhã desta quarta-feira, os trens operaram com intervalos de 10 minutos no trecho de maior movimento, da Estação Sapucaia até a Estação Mercado, no período entre 6h26min e 7h26min, evitando aglomerações nas estações e trens.

No trecho Novo Hamburgo – Sapucaia, os intervalos foram de 15 minutos entre as viagens, assim como no sentido inverso, da Estação Mercado à Estação Novo Hamburgo. Nesse período, circularam pelo sistema metroviário cinco composições formadas por trens acoplados (totalizando oito carros) e três composições simples (quatro vagões).

Depois do horário de pico, os intervalos voltaram a ser de 30 minutos, como ocorre desde segunda-feira passada, com a circulação de quatro composições de oito carros, simultaneamente. Os intervalos maiores que o normal ocorrem devido à demanda reduzida no sistema, levando em consideração a recomendação das autoridades para que a população permaneça em casa, e também por conta do baixo efetivo em função da dispensa de empregados no grupo de risco da Covid-19.

Uma parceria entre Trensurb e a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) também ajudou a evitar aglomerações no sistema metroviário nos horários de pico. Na tarde de terça-feira e na manhã desta quarta, ônibus metropolitanos das empresas Vicasa e Real fizeram o transporte junto à linha do trem entre o Centro de Porto Alegre e os municípios de Canoas e Sapucaia do Sul.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Curta também nossa página no Facebook, assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

Acontece no RS no Facebook: https://www.facebook.com/acontecenors

 

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.