Sexta, 12 de Julho de 2024
11°

Tempo nublado

Porto Alegre, RS

Moda ventindo-se bem

Estilo corporativo: como se vestir com elegância e profissionalismo

É completamente possível explorar peças com mais versatilidade sem abrir mão do estilo pessoal e ainda se adequar ao dress code

15/05/2024 às 16h53
Por: Lucas
Compartilhe:
Estilo corporativo: como se vestir com elegância e profissionalismo


O período de isolamento social foi marcado, para muitas pessoas, pela jornada de trabalho remota. Mesmo tendo que manter o visual corporativo da cintura para cima, visível nas chamadas de vídeo, esses profissionais puderam optar por usar roupas mais confortáveis, como moletons e pantufas. 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

Atualmente, muitas empresas estão retomando o modelo presencial por completo ou apostando em jornadas híbridas, e o dress code corporativo continua valendo. Mas será que é necessário deixar de lado todo o conforto e personalidade na hora de se vestir para esse tipo de ambiente? Neste artigo você descobre que as possibilidades são maiores do que parece.

Continua após a publicidade

Detalhes que fazem toda a diferença na hora de combinar um look corporativo

Ao falar em estilo corporativo, é comum imaginar conjuntos de terno, tanto masculino quanto feminino, e paletas de cores sóbrias, sem muita informação. De fato, nesse universo a regra do 'menos é mais' vale a pena ser aplicada, mas ainda assim existem formas de se manter elegante e profissional, variando um pouco nas peças e optando por calçados confortáveis para trabalhar.

Cortes clássicos e caimento adequado 

Talvez o principal elemento que diferencie um look elegante de um menos elaborado é o caimento. Claro, existem blazers de modelagem oversized, mas, no contexto corporativo, o mais indicado é apostar no tamanho ideal para o seu corpo, com ajustes nas regiões necessárias. Por mais que você seja fã de moda, pode não ser o momento de ousar no corte das peças.

Materiais e acabamento de qualidade

Uma camisa branca pode transmitir uma imagem muito mais interessante a depender do material utilizado na produção. Você não precisa gastar além do necessário em peças básicas para o dia a dia, como camisas e camisetas, mas escolher materiais de maior qualidade, com acabamento impecável, fará a diferença no resultado final. 

Acessórios para adicionar um toque pessoal 

Por mais que o seu ambiente de trabalho limite a personalização do dress code, os acessórios ainda têm um papel importante na hora de arrematar o look. Cintos com fivelas trabalhadas, calçados com um toque mais moderno e até mesmo o relógio no pulso podem chamar a atenção de forma positiva para o seu visual no mundo corporativo.

Dicas para explorar looks corporativos em diferentes ocasiões

Felizmente, os homens estão tendo cada vez mais interesse e opções na hora de consumir moda, inclusive voltada para o mundo corporativo. Para quem não pode sair dos códigos de vestimenta da empresa, mas quer dar um toque a mais de estilo, as dicas a seguir podem ajudar.

Sobreposições leves em dias quentes

Combinar uma camiseta branca, de corte reto e costuras no lugar certo, com um colete clássico pode ser uma opção elegante e prática para ir trabalhar em dias mais quentes. O colete faz o papel mais sóbrio de uma peça como blazer, atualizando o visual para um contexto mais contemporâneo, e permite criar um look mais fresco para trabalhar.

Peça única para eventos corporativos

Por que não trocar o conjunto do dia a dia de terninho e saia lápis por um macacão de cor neutra, sem aberturas em excesso, para participar daquele evento com as outras áreas? O segredo está em adicionar peças clássicas, como um sapato de bico fino, um cinto discreto e apostar em acessórios, como relógios ou pulseiras.

Monocromático para além do preto e branco

Os tons sóbrios ainda são a melhor escolha para usar em ambientes corporativos, em que o foco não é chamar atenção para si. Porém, é possível apostar em paletas diferentes em peças menos destacadas, com tons terrosos de bordô, ocre e marrom, verde militar, azul-marinho ou ainda mostarda. Opte por manter as cores sem muito contraste, sempre tendo uma das partes como foco.

 

Porto Alegre, RS Atualizado às 21h05 - Fonte: ClimaTempo
11°
Tempo nublado

Mín. Máx. 11°

Sáb 14°C 9°C
Dom 14°C 13°C
Seg 16°C 13°C
Ter 18°C 12°C
Qua 19°C 12°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes