
Na desolada paisagem de Roca Sales, uma das cidades mais golpeadas pela fúria das águas no Rio Grande do Sul, uma cena de profunda comoção se desenrolou. O prefeito Amilton Fontana, enfrentando a tempestade que castiga a região e provoca a quarta enchente em sete meses, viu-se obrigado a despedir-se de sua mãe, Ielda Aldrovandi Fontana, em circunstâncias tão desafiadoras quanto simbólicas.
O infortúnio que se abateu sobre a família Fontana não escolheu hora ou lugar, e foi com pesar que o prefeito enfrentou a jornada até o sepultamento de sua genitora. Com os acessos rodoviários de Linha Pinheiro comprometidos pelas águas revoltas, restou ao prefeito uma única rota: os trilhos do trem. Em um carrinho improvisado, avançou ele, guiado pela dor e pela necessidade, em direção à derradeira homenagem àquela que o trouxe ao mundo.
Ielda Aldrovandi Fontana partiu aos 90 anos de idade, deixando não apenas o vazio de sua ausência, mas também o legado de uma vida dedicada à família e à comunidade. Seu velório, iniciado às primeiras luzes do dia, foi marcado por lágrimas e lembranças, enquanto amigos e familiares se reuniam para prestar suas últimas homenagens.
Neste domingo (12), Dia das Mães, o cerimonial de despedida ecoou pela Igreja Nossa Senhora Aparecida, onde a fé se misturou à tristeza, em um ritual que celebrou ao mesmo tempo a vida que se encerrou e as memórias que continuarão a pulsar nos corações daqueles que amaram e foram amados por Ielda Aldrovandi Fontana.
Justamente no Dia das Mães, quando Roca Sales começa a ser inundada pela quarta enchente em sete meses, o líder do executivo municipal sofre mais um golpe do destino ao enterrar a própria mãe.