Quando se pensa nos principais tipos de resistores, o resistor pnp é um dos primeiros que vêm na mente de quem realiza montagens em sistemas com transistores NPN e PNP. Independente do tipo, esses componentes possuem muita utilidade nos projetos e são alvos de estudos constantes para aperfeiçoamento.
Pela grande quantidade de análises feitas para melhorar as aplicações desses componentes, surgem diversas versões de resistores para os diferentes projetos. Assim, é possível montar sistemas mais eficientes e com maior controle das funcionalidades desejadas com a escolha correta do resistor.
Os resistores são componentes essenciais para os diversos circuitos por conseguirem limitar o fluxo de corrente elétrica. Tal funcionalidade é possível através da conversão da energia elétrica em calor, fator este proposto pelo efeito Joule. Quanto aos tipos principais de resistores, temos duas categorias principais: os fixos e os variáveis.
Os primeiros são componentes que mantêm o seu valor de resistência constante em condições normais. Esses tipos costumam ser aplicados em componentes eletrônicos que necessitam de um controle preciso do nível de corrente que passará no sistema e alguns exemplos desses componentes são os resistores de fio, de filme de carbono, de carvão e de filme metálico.
Por fim, os resistores variáveis são aqueles que conseguem mudar o valor da resistência de um circuito. São muito aplicados para regular a corrente e tensão de aparelhos muito utilizados para demonstrações e pesquisas de laboratório, assim como controlar a velocidade de equipamentos capazes de gerar energia.
Os resistores são feitos de itens capazes de mostrarem um valor adequado de resistência, logo, os chamados materiais dielétricos. Alguns itens que compõem os resistores são o carbono, ligas e metais.
Geralmente, o resistor costuma conter o carbono ou cerâmica envolvida por sulcos espirais. Assim, com todos esses materiais, é possível manter o controle sobre a corrente e, dessa forma, garantir o funcionamento adequado do circuito.
A dissipação de potência é uma medida importante justamente por definir o quanto de calor é gerado para os arredores do resistor a cada período. Toda essa funcionalidade é expressa através da seguinte equação matemática:
Potência dissipada(P)= q.U(Energia elétrica)t (Variação de tempo)
Entretanto, a definição básica sobre corrente elétrica afirma que ela pode ser calculada através da divisão da quantidade de cargas pelo tempo passado. Considerando, portanto, que q/t= i, podemos substituir na equação acima e ficar com a expressão, na qual a unidade de medida é o Watts:
Potência dissipada (P)= U.i
É interessante observar como a corrente elétrica se torna um dado capaz de auxiliar no cálculo da potência dissipada justamente por conta da expressão q/t. Portanto, se você deseja ter um resistor capaz de transformar uma quantidade boa de calor, é importante avaliar os resultados que a equação fornecerá.
A seleção de um resistor com a tolerância adequada ocorre com a leitura correta dessa medida e posterior verificação para saber se ela atende às demandas estabelecidas pelas características elétricas do seu projeto. Basicamente a tolerância diz o quão preciso o resistor consegue ser em relação a sua resistência nominal.
Logo, se determinado resistor apresenta um valor de resistência nominal equivalente a 200 ohms e possui uma tolerância de 5%, significa que sua resistência real poderá ser de 190 ou 210 ohms.
O resistor pnp é utilizado, geralmente, em sistemas que têm como base o transistor pnp e npn. A função de um resistor nesse contexto sempre será a de limitar o fluxo de corrente a fim de controlar as medidas das correntes de base e coletor. Dessa forma, será possível manter o estado operacional do transistor.
Como eles são aplicados em sistemas que possuem transistores pnp que servem para amplificar o sinal de tensão, o resistor pnp pode ser aplicado nesses circuitos para controlar as correntes e evitar, dessa forma, uma sobrecarga. Acontece que caso essa medida seja alta, é preciso escolher um resistor igualmente resistente para não ocorrer o superaquecimento do componente e, portanto, danifique o sistema.
Realizar a escolha do resistor ideal depende da avaliação das características elétricas do seu projeto. Por exemplo, caso você utilize um sistema que contenha o transistor PNP ou NPN, o resistor pnp será a sua melhor escolha devido à maior eficiência que ele apresenta nos circuitos que contém algum dos dois componentes anteriores.
Para circuitos que possuem aumentos de temperatura frequentes, a exemplo dos televisores, o mais recomendado é o resistor térmico ou termistores. Basicamente eles aumentam a sua resistência sempre que a temperatura do circuito sobe, revelando a dependência do componente de um coeficiente de temperatura positivo.
A Eletrogate é o melhor local para obter os resistores com as características mais ideais para o seu projeto. Através de todo o nosso conhecimento acumulado em muitos anos no mercado, conseguimos oferecer diversas opções para atender diferentes tipos de circuitos.
Com a escolha do resistor adequado, é possível atender as exigências de seu projeto, principalmente as relacionadas a intensidade da corrente elétrica que ocorre no circuito. Logo, não são poucos os criadores de projetos que possuem problemas com a criação devido a falta de qualidade nos componentes.
Por isso, contar com a Eletrogate é a melhor escolha para obter resistores de qualidade para o seu projeto. Além disso, contamos com outros produtos essenciais na composição dos circuitos eletrônicos que certamente vão permitir que você tire a sua ideia do papel!
Mín. 19° Máx. 31°