O projeto de recuperação de desastres virtuais adotado em 2023 pela Prefeitura de Praia Grande, através de processo licitatório, será apresentado na próxima terça-feira (26) por técnicos da Secretaria de Planejamento (Seplan) no Google Day - "Inteligência Artificial na Administração Pública: Transformando Desafios em Oportunidades", um dos eventos mais conceituados do segmento de informática, realizado pela Google em São Paulo.
O tema da apresentação é a implantação do DRaaS, ou recuperação de desastres como serviço, que é a proteção de todos os dados informatizados que circulam pela Administração Municipal e que foi projetada pela Seplan e realizada por meio de um processo licitatório com a PPN Consultoria. Na ocasião, outros cases de sucesso também serão apresentados por empresas e órgãos públicos, mostrando as tendências da área inclusive no setor público.
De acordo com o diretor do Departamento de Informática da Seplan, Roger Nowill, foram dois anos de trabalho até a conclusão do projeto. “Todas as informações contidas em todos os computadores da Prefeitura estão agora protegidas diretamente na Google. Qualquer tipo de desastre natural, como um incêndio, ou até mesmo um ataque cibernético não será uma ameaça a esses dados. E Praia Grande foi um dos primeiros serviços públicos do País a implantar esse sistema por meio do DRaaS com a consultoria da PPN. Para nós será uma honra apresentar esse trabalho representando a Cidade”. O diretor de Redes e Telecomunicações da Seplan, Edgar Tomio Hirose Sato também é responsável pela apresentação.
A Prefeitura de Praia Grande vem investindo maciçamente em tecnologia e em ferramentas para garantir a segurança de informações seguindo um conjunto de ações necessárias para a construção da trilha de transformação digital do Município, conforme diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal, de forma a desburocratizar e aprimorar os serviços e fortalecer a transparência pública.