Quarta, 05 de Agosto de 2026
Publicidade

Candeias: Comerciantes aderem em massa a Semana Inglesa, fecham lojas não essenciais as 13 horas e funcionários comemoram pelas ruas

No sábado, dia 2/3, foi o primeiro dia oficial para cumprimento do novo Decreto 013/2024, que determina o funcionamento do comércio não essencial a...

Por: Redação Acontece no RS Fonte: Prefeitura de Candeias - BA
09/03/2024 às 21h05
Candeias: Comerciantes aderem em massa a Semana Inglesa, fecham lojas não essenciais as 13 horas e funcionários comemoram pelas ruas
Foto: Reprodução/Prefeitura de Candeias - BA

No sábado, dia 2/3, foi o primeiro dia oficial para cumprimento do novo Decreto 013/2024, que determina o funcionamento do comércio não essencial aos sábados até às 13h, em Candeias. Quem passou pelo comércio após esse horário percebeu a forte adesão dos donos de estabelecimentos ao novo decreto, o que caracterizou que todos estão de acordo, inclusive a própria população. A Central de Abastecimento e o comércio essencial funcionam normalmente.

Continua após a publicidade

Após término do novo horário de expediente para o comércio não essencial, os comerciários saíram pelas ruas do Centro para comemorar o ganho na carga horária e na qualidade de vida. Teve gente comemorando de carro, de moto e até a pé, já que um paredão auxiliou no momento festivo. “Que maravilha! Agora é comemorar e descansar um pouco mais sábados”, enfatizou uma vendedora de loja de eletrodoméstico.

Continua após a publicidade

“Nós que somos mães precisamos de um tempo para cuidar de nós mesmos. Ir no salão, fazer compras, enfim… nós precisávamos desse tempo extra”, relatou a funcionária da loja de bijuteria Tainá. O empresário, Juan Barreto, que é dono do estabelecimento que Tainá trabalha concordou com o decreto e disse que a iniciativa pode ajudar na qualidade dos atendimentos. “O funcionário fica mais descasado e disposto e fazer um melhor atendimento, então a iniciativa foi boa para todos”, avaliou.

Continua após a publicidade

Trabalhadores do comércio aguardavam a efetivação do decreto há mais de 3 décadas, já que o texto consta na Lei Orgânica do Município desde 1990. O prefeito do município, Dr. Pitagoras participou do evento com os comerciários e garantiu que a Semana Inglesa já é uma realidade nas grandes cidades. “Feira de Santana, Lauro de Freitas, Salvador, Camaçari entre outras já implementaram a Semana Inglesa há décadas e agora chegou a vez atender a classe tão trabalhadora da nossa cidade. Isso tudo só foi possível graças ao consenso da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL que representa os empresários e o Sindicato dos Comerciários que abraçaram a ideia”, ressaltou.

Participaram ainda do momento festivo os secretários Eriton Ramos (Gestão Pública) e Filipe (Emprego e Renda); o vereador Gil Soares e o presidente do Sindicato dos Comerciários Elder Sena.