O resedá, também conhecido como Lagerstroemia indica ou extremosa, é uma planta que se destaca pela beleza, versatilidade e facilidade de cuidados.
Por causa do porte pequeno, o resedá é perfeito para compor jardins com pouco espaço ou mesmo para plantar na calçada. Além disso, também tem como cultivar a espécie como bonsai.
Hoje, preparei um guia completo sobre o resedá, incluindo as principais características, como plantar e cuidados necessários. Acompanhe!
Origens e características do resedá
Nativo da Ásia, o resedá é apreciado por seu crescimento robusto e sua capacidade de adaptar-se a diversos climas. Por isso, é uma opção viável para jardineiros em várias regiões do Brasil.
O nome “resedá” vem do termo latim “resedare”, que quer dizer “acalmar”, por causa da crença de que a planta tinha propriedades calmantes.
Poucas pessoas sabem, mas o resedá se destaca como uma das árvores mais comuns na cidade de São Paulo. A espécie foi introduzida no país no século XIX e não demorou muito para se tornar uma escolha popular na arborização urbana.
A espécie é considerada uma das melhores alternativas de árvores para plantar na calçada. E, no início de todo ano, ela se enche de flores, deixando a cidade mais colorida.
As flores do resedá, disponíveis em tonalidades de rosa, branco e lilás, aparecem de forma abundante. Elas se parecem muito com papel crepom amassado e atraem muitas borboletas.
Por suas raízes não serem agressivas, o resedá é uma escolha perfeita para plantar na calçada, sem o risco de danificar o pavimento. No entanto, é válido considerar que durante a época de floração, as flores caídas podem acumular-se em carros estacionados sob a planta, o que é um inconveniente para alguns.
Esta planta prefere a luz solar direta ou meia-sombra.
Uma curiosidade interessante sobre o resedá é sua capacidade de resistir a temperaturas variadas. Apesar de preferir o calor, ele pode tolerar o frio, embora possa perder algumas folhas se o inverno for rigoroso.
A árvore suporta bem o inverno brasileiro, embora a variedade com flores brancas seja mais sensível ao frio do que as outras. O ideal é cultivar resedá em regiões com temperatura acima de 20°C.
O Resedá jovem necessita de regas regulares até se estabelecer. Portanto, mantenha o solo úmido, mas sem molhar em excesso e encharcar.
Para estimular a floração e o crescimento saudável, aplique um adubo orgânico bimestralmente durante a estação de crescimento. Escolha uma fórmula balanceada, como é o caso do NPK 10-10-10.
Embora a poda não seja essencial para a floração, você deve podar para dar forma à árvore ou remover galhos danificados.
A poda precisa ser feita no fim do inverno, antes do início do novo crescimento.
Durante toda a vida da planta, você deve se preocupar com a remoção de brotos laterais através da poda. Assim, a árvore permanece compacta e não prejudica a fiação.
Ao manter uma frequência de podas, é possível manter a árvore com altura abaixo de 6 metros.
Capaz de atingir até 10 metros de altura em condições ideais, o Resedá é uma planta que se destaca pela sua folhagem densa, que forma uma sombra refrescante.
Mín. 18° Máx. 33°