Na tarde desta sexta-feira (23), policiais do Batalhão de Aviação da Brigada Militar, precisaram fazer um pouso às margens da rodovia ERS-332, entre Soledade e Espumoso.
Informação é de que após decolar da região, o equipamento, um Agusta AW119 Koala, identificado como Guapo 23 da Brigada Militar, equipamento moderno e seguro. Ele acabou sofrendo uma pane elétrica em seus instrumentos, impossibilitando os tripulantes a seguirem com o voo.
Os militares então acabaram efetuando um pouso às margens da rodovia que liga as cidades de Soledade e Espumoso. O pouso foi por segurança, totalmente controlado, sendo assim, ninguém se feriu.
A aeronave vai decolar, após uma aferição de mecânicos do batalhão, para seguir com segurança para a base.
Este helicóptero faz parte da frota de aeronaves da Brigada Militar. O Batalhão de Aviação da Brigada Militar (BAvBM-RS) tem o hangar junto ao Aeroporto Salgado Filho, na capital.
Em Caxias do Sul também tem um hangar da Brigada Militar, onde também uma aeronave fica hangarada.
A história do batalhão começa bem antes de sua efetiva criação. Em 6 de agosto de 1915, o então comandante-geral da BM, coronel Affonso Emílio Massot, propôs ao presidente do RS, Borges de Medeiros, a criação de uma escola de aviação. Medeiros não aceitou a ideia, alegando que o assunto era da alçada do Ministério da Guerra. Oito anos depois, o Estado enfrenta o movimento revolucionário de Assis Brasil, e Massot reapresenta o projeto, saindo vitorioso. Em 28 de maio de 1923 é regulamento o serviço de aviação da Brigada Militar.
A unidade começa a funcionar no Posto Veterinário, na Várzea do Gravataí, que pertencia a Brigada Militar e onde hoje está localizado o Aeroporto Internacional Salgado Filho, no mesmo local onde hoje, está a sede do Batalhão de Aviação da BM. Foram adquiridos dois aviões de fabricação francesa, Breguets 14, de 300 HP.
Para pilotar os aviões foi contratado o ex-sargento-aviador do Exército Noêmio Ferraz, que hoje empresta o seu nome para a maior honraria do Batalhão de Aviação da BM. O copiloto era Osório Oliveira Antunes. Os aparelhos tiveram a identificação BM-1 e BM-2. Hoje, a designação dos aparelhos é Guapo, em homenagem a esses dois pioneiros.
O primeiro voo aconteceu em 30 de maio de 1923. Quatro meses depois, em 9 de agosto do mesmo ano ocorre um acidente fatal, onde morre Osório. O batalhão só volta a funcionar em 22 de setembro de 1989 sob a denominação de GPMA (Grupamento de Polícia Militar Aéreo). Em 14 de Abril de 2010, através do Decreto Estadual nº 47.176 a então Governadora do Estado Yeda Crussius cria o Batalhão de Aviação da Brigada Militar, o qual passa a elencar também a Divisão.
Helicóptero da Brigada pousa às margens de rodovia, após problemas técnicos.
Mín. 20° Máx. 31°