Quinta, 30 de Julho de 2026
Publicidade

Morre último soldado que ajudou na libertação de Auschwitz

David Dushman morreu aos 98 anos; ele tinha 21 anos quando participou da operação que libertou cerca de sete mil pessoas

Por: Redação Acontece no RS Fonte: R7 - Da Ansa
07/06/2021 às 11h50
Morre último soldado que ajudou na libertação de Auschwitz
Reprodução/YouTube - (Foto: Reprodução/YouTube)

Morreu em Munique, na Alemanha, o veterano de guerra David Dushman, 98 anos, no último sábado (5), repercute a imprensa do país nesta segunda-feira (7). O russo era considerado o último da soldado ainda vivo que ajudou a libertar os prisioneiros do campo nazista de Auschwitz, na Polônia, em 27 de janeiro de 1945.

Continua após a publicidade

Dushman tinha apenas 21 anos quando participou da operação militar que libertou cerca de sete mil pessoas, a maioria judeus.

Continua após a publicidade

Os campos de extermínio de Adolf Hitler abrigavam pessoas que eram forçadas a trabalhar ou participar de experimentos médicos para o regime nazista. No entanto, milhares foram mortos assim que chegaram por "não serem úteis". Estima-se que mais de um milhão de pessoas morreram em Auschwitz.

Continua após a publicidade

Além de participar de um dos principais momentos do conflito, o veterano também participou da famosa Batalha de Stalingrado, quando os russos impediram o domínio alemão no país.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, o russo se formou em Medicina e em Educação Física, tendo se tornado o melhor esgrimista da antiga União Soviética por anos. Ainda no esporte, ele treinou a equipe soviética de esgrima por cerca de 30 anos.

Depois, se mudou para Munique, onde permaneceu até o fim de sua vida.