Sexta, 07 de Agosto de 2026
Publicidade

Secretários conhecem dinâmica de ensino e estrutura da Escola Municipal Crispim Pereira Alencar

Localizada no distrito de Taquaruçu, a 30 quilômetros da Capital, unidade educacional atende 470 alunos

Por: Redação Acontece no RS Fonte: Prefeitura de Palmas - TO
13/10/2023 às 19h35
Secretários conhecem dinâmica de ensino e estrutura da Escola Municipal Crispim Pereira Alencar
“Eu adoro a minha escola, gosto de estudar aqui, dos meus colegas, dos meus professores, da comida que tem aqui, gosto de tudo”, disse Enzo Vinícius Mazoli, 7 anos - Fotógrafo:Vitor Muniz

A agenda do final desta última quarta-feira, 11, dos gestores da Secretaria Municipal da Educação (Semed) foi na Escola Municipal Crispim  Pereira Alencar, localizada no distrito de Taquaruçu, a 30 quilômetros da Capital. A visita à escola para o secretário, professor Fábio Chaves, e os secretários-executivos, Maria Antônia Almeida e Diogo Vinícius, foi mais uma oportunidade de conhecerin locoa realidade da unidade educacional. 

Continua após a publicidade

Acompanhados pela diretora da escola, Virgínia Araújo Coelho, os secretários visitaram as instalações do prédio, as áreas externas onde ainda tem espaços para construção de novos ambientes, a quadra poliesportiva, o local que abriga o Projeto Veredas, a Sala de Recurso e também as salas de aulas. 

Continua após a publicidade

Em uma das salas de aula, o professor Fábio foi surpreendido com a intervenção do aluno da 1ª série, Enzo Vinícius Mazoli, sete anos, que não perdeu tempo para falar para o gestor um pouco sobre o que gosta de fazer na escola. “Eu adoro a minha escola, gosto de estudar aqui, dos meus colegas, dos meus professores, da comida que tem aqui, gosto de tudo”, disse ele. 

Continua após a publicidade

Questionado o que ele gostaria de mudar na sua escola, Enzo respondeu logo. “Eu amo a minha escola do jeitinho que ela é, não quero mudar nada. Sou muito feliz estudando nesta escola”, reforçou sorridente. 

E este foi o sentimento observado pelos gestores na maioria dos alunos, professores e dos servidores que atuam na parte administrativa. Mas conversando com a gestora da unidade, os secretários puderam observar que algumas adaptações e melhorias precisam ser feitas na estrutura física da unidade, pois atualmente o espaço de ensino atende 470 crianças, no ensino fundamental, e para que o estudo se torne atrativo e produtivo algumas ferramentas que auxiliam na aprendizagem podem ser melhoradas. 

Para a arquiteta, Jes’anny Guimarães, que acompanhou toda a visita juntamente com os secretários, o local destinado à criança deve ser preparado para promover o seu desenvolvimento global. “Temos espaços que podem ser adaptados para que os ambientes permitam a livre circulação e movimentação dos alunos. Outro ponto importante é que as escolas tenham identidade com a cultura local e façam uso das áreas abertas para atividades ao ar livre. Áreas de convivência com jardins, gramados, caminhos sensoriais, cozinhas descobertas, parquinhos de madeira e jogos criativos facilitam a aprendizagem ao mesmo tempo que conectam as crianças à natureza" citou a arquiteta, anotando todas as observações para que as modificações aconteçam. 

Ao final da visita, a diretora Virginia pontuou algumas demandas aos secretários e agradeceu o encontro de trabalho. “Hoje a escola estava num dia de festa, pois várias atividades em comemoração ao Dia da Criança movimentaram toda a unidade, mas foi bem interessante os secretários estarem aqui neste momento, pois puderam sentir como a nossa unidade funciona, observar o olhar nos rostinhos das crianças e ver a alegria e o entusiasmo de todas elas. Acreditamos que podemos melhorar a cada novo dia, e juntos, comunidade escolar e gestão, a qualidade na educação ofertada aqui, pode elevar ainda mais”, pontuou a gestora.