Sábado, 16 de Outubro de 2021
Saúde Coronavírus

Confirmado primeiro caso de coronavírus no Rio Grande do Sul

Paciente tem 60 anos e reside em Campo Bom.

10/03/2020 às 11h02
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Correio do Povo
Compartilhe:
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

O primeiro caso de coronavírus no Rio Grande do Sul foi confirmada nesta terça-feira. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde da Campo Bom, a doença atingiu um homem de 60 anos na cidade do Vale do Sino. Ele apresentou sintomas há algumas semanas quando retornou no dia 23 de fevereiro da Itália, o segundo país com o maior número de infecções e óbitos no mundo, atrás apenas da China, onde o patógeno sarS-CoV-2, que causa a doença, surgiu.

Com este caso, o número de atingidos pela Covid-19 chega a 26 no Brasil, conforme os últimos dados do Ministério da Saúde, disponibilizados na segunda-feira à tarde. Ao todo, são 930 suspeitas em território nacional, das quais 112 estão no Rio Grande do Sul (12,04% dos casos).

O paciente de Campo Bom foi imediatamente isolado por orientação da Secretaria, que seguiu protocolo do Ministério da Saúde. Ele encontra-se em bom estado de saúde e seus familiares não apresentam sintomas. A secretária municipal Suzana Ambros informou que o paciente está sendo monitorado. Ela lembrou que a situação dele só está sob controle devido aos protocolos e cuidados dispensados, o que reforça a importância da comunidade em fazer uso das medidas preventivas.

Agora, o Rio Grande do Sul deve passar ao nível 1 do seu plano de contingenciamento. Permanecerá assim até 100 casos confirmados dispersos no Estado ou quando a letalidade mundial ultrapassar 3%. Entres as ações previstas estão a disponibilização de 30 leitos de enfermaria em cada Macrorregião de Saúde e 30 leitos de UTI em hospitais de referência.

Na segunda-feira, 9, o Laboratório Central do Estado finalizou os primeiros testes de Covid-19 em território gaúcho. A instituição começou a realizar as análises na última sexta-feira, com o apoio de técnicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro, que produz os insumos para os exames e é para onde a Secretaria da Saúde (SES) enviava as amostras com as suspeitas da infecção. O exame é um teste de biologia molecular que identifica a carga genética do vírus. A cada rodada, com cerca de 30 testes ao mesmo tempo, são utilizados um exemplar positivo e o outro negativo para controle, a partir de amostras de secreções das vias respiratórias (do nariz e garganta) dos pacientes suspeitos.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Curta também nossa página no Facebook, assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

Acontece no RS no Facebook: https://www.facebook.com/acontecenors

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Campo Bom - RS
Sobre o município Notícias de Campo Bom - RS