Uma das etapas mais divertidas da reforma ou construção é a escolha das cores de cada ambiente. Há quem goste dos tons mais sóbrios e certeiros, enquanto outros preferem se arriscar, sem pensar duas vezes, em pintar a parede com algo diferente, como a técnica mosaico.
Você provavelmente já ouviu falar dela em outros espaços, como o piso e até para quem gosta de mexer com artes. Que tal se arriscar na pintura mosaico nas paredes da sua casa? Conheça mais sobre ela e confira dicas de aplicação!
É uma técnica de pintura que permite trazer formas geométricas para uma ou mais paredes, com o objetivo de formar um desenho. Para fazê-los você pode usar moldes ou delimitar os espaços com uma fita crepe.
Quem vê o desenho pronto pode pensar que se trata de algo complexo, porém, fazer o mosaico é fácil, mas exige paciência. Confira o passo a passo para fazer em sua casa.
O primeiro passo é comum a todas as pinturas de parede. Com uma fita crepe, proteja rodapé, portas, teto, cantos e tomadas. A ideia é não deixar que a tinta ultrapasse aquele limite e aumente o trabalho na hora de limpar.
Para garantir que o mosaico tenha a cor real, a base da parede deve ser pintada de branco. Você pode usar rolos e pincéis nessa etapa, sempre cuidando para não exagerar na quantidade de tinta aplicada. Passe duas demãos e espere secar completamente.
Antes de começar a arte nas paredes, teste em uma folha de papel sulfite. Desenhe ou imprima um mosaico como você deseja e pinte com as cores que você acredita que vão dar um efeito legal. Depois de pronto, observe seu rascunho e veja se quer repetir o feito na parede escolhida.
Pegue um papelão nas medidas 80 cm por 40 cm e desenhe um losango ou o formato desejado. Corte com um estilete, retirando os excessos, e guarde o papelão. Se achar mais prático, faça mais de um molde no mesmo tamanho.
Pegue um lápis e risque na parede todo o projeto do mosaico, contando com a ajuda do seu molde. Aposte em um lápis que marque bem os traços da forma, assim você sabe certinho onde termina uma cor e começa outra.
Pegue a fita crepe e passe sobre todo o traçado do mosaico, a ideia é criar as separações. Também serve para evitar que as cores se misturem quando você for aplicar a tinta em cada uma das formas.
Para não errar, pegue seu rascunho e escreva na parede o nome das cores a serem aplicadas em cada forma. Pode usar o mesmo lápis, já que o objetivo é pintar de uma vez só as formas com a mesma cor. Haverá formas brancas? Nessas, não precisa escrever nada.
Comece a pintura por uma das cores escolhidas e passe em todas as formas geométricas definidas para aquele tom. O ideal é usar um rolinho pequeno e cuidar para não ultrapassar a limitação da fita crepe. Cada forma deve receber ao menos duas demãos.
Quando a tinta estiver completamente seca, retire a fita crepe que delimita as formas geométricas. Se possível, espere de um dia para o outro, assim é garantido que você não vai borrar sua arte.
O rascunho feito no papel sulfite serve exatamente para ter uma ideia de como as cores vão ficar nas paredes. Se você tem dúvidas de qual escolher, dê uma olhada no círculo cromático. Vale apostar tanto em cores complementares quanto nas análogas. O resultado promete ficar incrível!
Mín. 20° Máx. 31°