A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a circunstância das seis mortes registradas após uma suposta falha no sistema de oxigênio do Hospital Lauro Reus, em Campo Bom, segue mobilizando a Câmara de Vereadores da cidade. Nesta quarta-feira (5), os parlamentares que integram a CPI fizeram uma visita ao Lauro Reus.
“Diante das deliberações que já foram realizadas até agora, essa averiguação in loco se faz necessária para fortalecer a coleta de informações”, afirma o presidente da Comissão, vereador Jerri Moraes. Com prazo de 90 dias para ser finalizada, a investigação, que começou em 22 de março, deve ser concluída antes do prazo.
Até agora, quinze depoimentos já foram recolhidos. O último deles foi o do diretor da Associação Beneficente São Miguel (ABSM), empresa contratada para gerir a casa de saúde. “Esse foi mais um momento importante para a sequência das nossas atividades e será fundamental para a composição do relatório”, ressalta Moraes.
Relembre o caso
Na manhã de 19 de março, problemas no sistema de abastecimento de oxigênio do Hospital Lauro Reus ocasionaram a falta do suprimento em diversos setores da casa de saúde e teriam sido um dos fatores que ocasionaram o óbito de seis pacientes que estavam internados em tratamento contra a Covid-19.
Conforme nota técnica divulgada pelo hospital, 26 pacientes estavam em ventilação mecânica na UTI e Emergência. Ainda segundo o informativo, não houve, em momento algum, falta de oxigênio aos pacientes, devido à rápida ação da equipe assistencial, que acionou imediatamente o Plano de Contingência.
> Receba todas as notícias do Portal Acontece no RS no seu WhatsApp. Clique aqui.