Grêmio

Reencontro entre Grêmio e Caxias vale título do turno do Gauchão

Grêmio encara o time da Serra no estádio Centenário em busca de tranquilidade maior para a sequência da temporada

22/02/2020 10h49
Por: Redação Acontece no RS
Fonte: Correio do Povo
109
Everton é esperança de gols do Grêmio para vencer o Caxias neste sábado | Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação / CP
Everton é esperança de gols do Grêmio para vencer o Caxias neste sábado | Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação / CP

No planejamento do Grêmio para este início de temporada, o título do primeiro turno do Campeonato Gaúcho aparece como o principal objetivo a curto prazo. Em seu sétimo jogo no ano, o Tricolor tem a chance de levantar uma taça e projetar uma segunda parte de competição de forma mais tranquila. Mas, para isso, terá de superar o bom time do Caxias, neste sábado, a partir das 16h30min, no estádio Centenário. O vencedor se garante na final do Gauchão.

O título também dá a oportunidade de, vencendo o segundo turno, comemorar o campeonato antecipadamente, sem a necessidade de uma decisão em dois confrontos. “O grupo está ciente da importância dessa partida e vai correr muito para alcançar esse objetivo”, garante o zagueiro David Braz. “Toda a equipe está focada para conquistar esse turno”, reforça.

Renato Portaluppi teve uma semana inteira para trabalhar a equipe. De acordo com as declarações dos jogadores nos dias de preparação, o adversário foi estudado de forma minuciosa. O Grêmio não pretende sofrer outra derrota para o Caxias, a exemplo do que ocorreu na primeira rodada da fase de grupos. “Era nosso primeiro jogo no ano. Se não me engano tivemos apenas 12 dias de treinos. Enfrentamos uma equipe bem treinada, com uma postura de marcar forte e sair para o jogo. Mas nós também cometemos erros por conta desse pouco tempo de trabalho”, lembra David Braz.

Renato fez mistério nos últimos dias. Não há confirmação de time, mas é muito provável que o treinador opte pela manutenção dos três volantes no meio-campo, seguindo com o modelo utilizado no clássico Gre-Nal. Geromel, Thaciano e Thiago Neves, recuperados de suas respectivas lesões, viajaram com a delegação para a Serra, mas todos devem ficar como opções no banco de reservas.

“Esses três volantes (Lucas Silva, Matheus Henrique e Maicon) são jogadores técnicos, de qualidade, bom passe, que ajudam na marcação. A diferença para um esquema com dois volantes é que aí há a presença de um meia, um camisa dez, que vai chegar mais na área. Quando o time joga com três volantes, libera mais os laterais”, explicou David Braz.

A delegação do Grêmio desembarcou no início da tarde de ontem em Caxias do Sul e foi recepcionada por um bom contingente de torcedores. A direção do Caxias aumentou para 5 mil pessoas a capacidade do setor destinado aos tricolores no estádio Centenário, o que gerou polêmica entre a torcida grená.

Lacerda tem apenas uma dúvida na escalação do Caxias

O Caxias encerrou sua preparação para a final do turno com o único treinamento aberto da semana. E o técnico Rafael Lacerda priorizou jogadas ensaiadas e cobranças de pênalti. O treinador tem apenas uma dúvida na equipe que encara o Grêmio. Vinícius Baiano e Tilica disputam uma vaga no ataque.

“É minha única dúvida, o resto é o mesmo time que vem jogando”, confirmou Lacerda. “Baiano é um jogador mais tático, enquanto o Tilica é mais agudo. É um problema bom que eu tenho para esse jogo”, comentou o técnico. O volante Carlos Alberto e o atacante Gilmar, recuperados de lesão, estão confirmados.

O centroavante Da Silva, que marcou o gol da classificação diante do Ypiranga na semifinal não poderá jogar porque pertence ao Grêmio e está emprestado até o final do Gauchão. O Caxias teria de pagar uma multa de R$ 300 mil para poder escalar o jogador na decisão.

A final do turno terá árbitro de vídeo pago pela Federação.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Curta também nossa página no Facebook, assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

Acontece no RS no Facebook: https://www.facebook.com/acontecenors

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.