Trem de Satélites

Trem de Satélites é avistado no céu da região noroeste do estado na noite de sexta-feira

Um Trem de Satélites foi avistado por moradores da região noroeste do Rio Grande do Sul por volta das 20h50min desta sexta-feira, dia 21.

21/02/2020 23h01Atualizado há 1 mês
Por: Redação Acontece no RS
Fonte: Rádio Ativa - Nova Prata/RS
1.488
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um Trem de Satélites foi avistado por moradores da região noroeste do Rio Grande do Sul por volta das 20h50min desta sexta-feira, dia 21.Em Ibirubá uma internauta postou em rede social que avistou algo incrível no céu.

Conforme outra internauta, de Três Passos, foi incrível ao ver os objetos enfileirados passando próximo a sua residência, e no momento sentiram uma forte emoção por nunca terem visto algo assim antes, diz ela.

Os equipamentos foram lançados no dia 29 de janeiro na Flórida, Estados Unidos. São 60 satélites que se somam aos 240 que já estão em órbita dentro do projeto Starlink, do bilionário Elon Musk. A intenção é levar internet de alta velocidade para todas as regiões da Terra, inclusive para locais remotos e de difícil acesso.

A ideia da empresa SpaceX, responsável pela iniciativa, é lançar ao espaço 1.584 satélites. Cada unidade pesa, aproximadamente, 219 quilos. Eles vão ficar em uma órbita distante 549 quilômetros do solo. Até atingirem esta altitude, os satélites percorrem um longo caminho e ficam visíveis no Brasil nas próximas semanas.

Em dezembro do ano passado, o grupo de satélites, chamado de “trem” em função da quantidade e do alinhamento, chegou a ser registrado enquanto passava pelo Vale do Rio Pardo. Agora, o novo conjunto lançado também fica visível no Rio Grande do Sul até atingir a órbita programada, quando então só pode ser observado com equipamentos especiais.

Quem quiser acompanhar ou registrar a viagem do trem de satélites pela região terá boas oportunidades. Eles ficam visíveis a olho nu, como nesse caso registrado nessa noite de sexta-feira.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Curta também nossa página no Facebook, assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

Acontece no RS no Facebook: https://www.facebook.com/acontecenors

  • Trem de Satélites é avistado no céu da região noroeste do estado na noite de sexta-feira
  • Trem de Satélites é avistado no céu da região noroeste do estado na noite de sexta-feira
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.