Sexta, 07 de Agosto de 2026
Publicidade

Educação entrega kits de saúde bucal aos alunos da Escola Duque de Caxias

A Divisão de Assistência Educacional e Saúde da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) realizou na manhã desta terça-feira, 9, na Escola ...

Por: Redação Acontece no RS Fonte: Secom Acre
09/05/2023 às 14h05
Educação entrega kits de saúde bucal aos alunos da Escola Duque de Caxias
Foto: Reprodução/Secom Acre

A Divisão de Assistência Educacional e Saúde da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) realizou na manhã desta terça-feira, 9, na Escola Duque de Caxias, localizada na BR-364, Bairro Belo Jardim, em Rio Branco, kits de higiene bucal para os alunos do ensino fundamental, anos iniciais.

Continua após a publicidade

Ao todo, foram beneficiados 319 alunos do primeiro ao quinto anos do ensino fundamental. Além da Duque de Caxias já foram entregues kits de higiene bucal nas escolas Ercília Feitosa, localizada no Bairro Liberdade (antigo Dom Moacyr), Oscar Felício, no Bairro Albert Sampaio e Ramona de Castro, no Bairro Sobral.

Continua após a publicidade
Alunos do ensino fundamental, anos iniciais, receberam kits de higiene bucal. Foto: Mardilson Gomes/SEE
Alunos do ensino fundamental, anos iniciais, receberam kits de higiene bucal. Foto: Mardilson Gomes/SEE

De acordo com Chelda Vasconcelos, dentista que trabalha na Divisão de Assistência Educacional, além da entrega dos kits, que contêm creme dental e escova, também estão sendo realizadas palestras educativas aos estudantes. “Precisamos explicar aos alunos por quê ocorre a cárie”, disse ela.

Continua após a publicidade

Para isso, durante a palestra, é apresentado um dente sadio e um outro enfermo. Também é explicado aos alunos que um dente doente inicia com a mastigação, quando se deixa a cavidade bucal suja. “Isso vai acionar uma bactéria que vai destruir as camadas dos dentes”, explica.

Chelda Vasconcelos: “queremos combater as cáries entre os alunos”. Foto: Mardilson Gomes/SEE
Chelda Vasconcelos: “queremos combater as cáries entre os alunos”. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Chega um momento em que o aluno, segundo ela, não vai mais para a escola devido a dor do dente. “Por isso, é importante fazer uma escovação adequada, de no mínimo quatro vezes por dia, e como somos contra a extração, explicamos que é necessário o tratamento”, afirmou a profissional.

A diretora da escola, professora Luciete dos Santos Monteiro, parabenizou a ação da SEE e disse que ela é muito importante para a comunidade. “Essa ação traz mais qualidade de vida aos alunos”, destacou.