Sábado, 01 de Agosto de 2026
Publicidade

FazAtleta divulga nova lista de contemplados com 13 atletas e três eventos

Judô lidera com mais atletas, enquanto os eventos serão de meias maratonas em maio.

Por: Redação Acontece no RS Fonte: Secom Bahia
05/05/2023 às 13h45
FazAtleta divulga nova lista de contemplados com 13 atletas e três eventos
Foto: Divulgação

A segunda lista com 16 projetos aprovados no Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador Olímpico e Paralímpico (FazAtleta) foi divulgada  na edição da quinta-feira (04), no Diário Oficial do Estado (DOE). Ao todo, 13 atletas e três eventos esportivos foram contemplados no programa que beneficia inúmeras modalidades esportivas de toda a Bahia.

Continua após a publicidade

Para este ano, o Governo do Estado está destinando R$ 6 milhões para o programa, sendo o mesmo valor executado em 2022, após um incremento inédito nos R$ 4,5 milhões previstos inicialmente. As propostas são aprovadas pela Comissão Gerenciadora do FazAtleta, presidida por Vicente Neto, diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Continua após a publicidade

Entre os atletas, seis modalidades foram contempladas: ginástica, kart, natação, ciclismo, rally e judô. Após um destaque maior para o ciclismo na primeira lista, em que tiveram 15 representantes aprovados, desta vez, o judô lidera com sete atletas. 

Continua após a publicidade

Os eventos esportivos são todos da modalidade do atletismo na prova de meia maratona, uma das que mais reúnem participantes nas competições da Bahia. Ao todo, a previsão é de acumular mais de quatro mil pessoas nas três corridas.

A 5ª Meia Maratona de Feira já acontece neste domingo (7), com largada às 6h30, no estacionamento da Prefeitura de Feira de Santana, na Avenida Getúlio Vargas, onde também será a chegada dos corredores. Ainda no mês de maio, terão a 3ª Corrida Rústica do 6º Batalhão da Polícia Militar, em Senhor do Bonfim, no dia 14, e a tradicional Meia Maratona Farol a Farol, entre os bairros da Barra e de Itapuã, em Salvador, no dia 28, que chegará a sua décima segunda edição.

Programa

Criado em 1999, o FazAtleta é destinado a atletas, equipes e eventos, por meio do pagamento de despesas em viagens, aluguel de equipamento esportivo, contratação de seguro de vida e aquisição de material esportivo, além de bolsa-auxílio para o atleta que se dedica exclusivamente à prática esportiva e remuneração do técnico que o acompanha, dentre outros benefícios.

O proponente precisa apresentar uma proposta com todos os documentos necessários e divulgados no site da Setre, na seção FazAtleta, que será submetida a uma análise prévia e, caso tudo esteja correto, à comissão gerenciadora. Após a aprovação, a empresa patrocinada poderá obter até 80% do valor total do projeto esportivo como abatimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), enquanto os 20% restantes são de recursos diretos.

Fonte: Ascom/Sudesb