Sexta, 14 de Agosto de 2020
51 98419-1295
Saúde Aedes aegypti

Cresce infestação do mosquito Aedes aegypti e Capital entra em estado de alerta

Jardim São Pedro, Restinga, Boa Vista e Farroupilha foram os bairros com maiores índices

12/02/2020 19h14
351
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Rádio Guaíba
Foto: Marcos Santos / Jornal da USP / Divulgação
Foto: Marcos Santos / Jornal da USP / Divulgação

A infestação do Aedes aegypti em Porto Alegre aumentou, entre fim de dezembro e início de fevereiro. De acordo com dados do Monitoramento Integrado do Aedes (MI Aedes), realizado semanalmente pela Prefeitura, o índice da semana entre 2 e 8 de fevereiro chegou a 0,33. Isso indica que a infestação passou do status “moderado” para o de “alerta” na classificação do MI Aedes, que vai de “satisfatório” a “crítico”. O status “alerta” eleva o risco de transmissão viral na cidade.

Em 2020, Porto Alegre teve a confirmação de um caso importado de dengue, de acordo com o boletim que reúne dados até 25 de janeiro. O período de férias, somado à alta da temperatura, pode ter reflexo direto no aumento na infestação. Os bairros que apresentaram maior índice de infestação foram Jardim São Pedro, Restinga, Boa Vista e Farroupilha. Nessas regiões, foram coletadas 105 fêmeas do mosquito.

Limpeza

Em janeiro, a Prefeitura publicou um edital notificando todos os proprietários e responsáveis por imóveis residenciais, comerciais, industriais e de terrenos baldios para que mantenham os imóveis e terrenos em condições salubres, limpos, livres de recipientes ou vasilhames e entulho ou lixo que possam acumular água, condição propícia para o desenvolvimento do mosquito. Quem não observar a recomendação fica sujeito a penalidades a partir de fiscalização.

Como denunciar

Denúncias sobre imóveis em condições inadequadas devem ser feitas à Prefeitura pelo Serviço 156 – Fala Porto Alegre; pelo APP Eu Faço POA ou por direcionamento a partir do site.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Curta também nossa página no Facebook, assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

Acontece no RS no Facebook: https://www.facebook.com/acontecenors

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.