POLÍTICA

Reforma tributária é alvo de debate entre governadores em Brasília

Governo busca alternativas à diminuição na arrecadação.

11/02/2020 12h30
Por: Redação Acontece no RS
Fonte: Rádio Guaíba
94
Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini / Divulgação
Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini / Divulgação

O governador Eduardo Leite está em Brasília para participar do 8º Fórum dos Governadores que, nesta terça-feira, tem como tem principal a reforma tributária e busca por alternativas à diminuição na arrecadação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Ao final de 2020, a arrecadação deverá sofrer queda ainda maior com o fim da majoração das alíquotas do imposto no Rio Grande do Sul. Somente sobre os combustíveis, a diminuição será de 30% para 25%. Com isso, a Secretaria Estadual da Fazenda estima corte de R$ 3,5 bilhões. Os municípios gaúchos também perderão. Por conta disso, o secretário Marco Aurélio Cardoso, que também está em Brasília, anunciou ontem que o governo vai tentar reduzir o prejuízo através de uma proposta de reforma tributária a ser apresentada nos próximos meses na Assembleia Legislativa.

Já o presidente Jair Bolsonaro, que tem sido cobrado pela alta dos combustíveis, vem dizendo que o problema está diretamente relacionado à cobrança do ICMS. Além do imposto regional, tributos federais representem cerca de 15% do preço final da gasolina. A manifestação de Bolsonaro fez com que os governadores se manifestassem sobre o tema.

No final desta terça, secretários da Fazenda dos Estados vão se reunir com o ministro da Economia, Paulo Guedes, vão reforçar no encontro o desejo de inclusão do ICMS na reforma tributária.

STF

Além da reunião do Fórum, os governadores também foram convocados para encontro com o ministro Dias Toffli, do STF. A pauta é a questão da divisão dos royalties do petróleo, alvo de disputa entre os estados. Lei Kandir também poderá ser debatida no encontro, segundo a Secretaria da Fazenda.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Curta também nossa página no Facebook, assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

Acontece no RS no Facebook: https://www.facebook.com/acontecenors

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas