Coronavírus

Brasileiros fazem exame a cada duas horas durante voo da China

Expectativa é que nenhum dos 34 passageiros tenha contraído o coronavírus, mas todos ficarão em isolamento

08/02/2020 09h41
Por: Redação Acontece no RS
Fonte: Correio do Povo
96
A brasileira Indira Mara Santos, uma das repatriadas, faz selfie dentro do avião | Foto: Indira Mara Santos / Divulgação / R7 / CP
A brasileira Indira Mara Santos, uma das repatriadas, faz selfie dentro do avião | Foto: Indira Mara Santos / Divulgação / R7 / CP

Os brasileiros que embarcaram na sexta-feira (7) em Wuhan, cidade chinesa epicentro do surto do coronavírus, vão passar por testes de saúde a cada duas horas durante o voo que deve chegar ao Brasil entre a noite deste sábado (8) e a madruga domingo (9). A medida é de precaução, segundo o Ministério da Defesa.

Todos passaram nas inspeções de saúde realizadas pelas autoridades sanitárias chinesas e pelos médicos brasileiros antes do embarque. A expectativa é que nenhum apresente o vírus na chegada ao país. Mas farão exames frequentes no voo e durante a quarentena.

Os dois aviões da FAB que trazem o grupo devem fazer quatro escalas técnicas de reabastecimento: em Ürumqi, na China, Varsóvia, na Polônia, Las Palmas, na Espanha, e já no Brasil, em Fortaleza. Em Varsóvia, devem desembarcar quatro cidadãos poloneses, um indiano e uma chinesa.

Ao chegar à Base Aérea de Anápolis, em Goiás, os 34 brasileiros, além dos oito tripulantes, 14 integrantes da equipe médica e dois jornalistas, vão cumprir um período de quarentena de 18 dias. 

A base aérea já está pronta para recebê-los e ganhou um "clima" de hotel. "A avaliação que fazemos é altamente positiva, visto que as instalações ficaram prontas hoje (sexta-feira 7), em tão curto tempo", afirmou o ministro Fernando Azevedo, ao destacar vistoria na base aérea.

Os brasileiros ficarão em apartamentos individuais e os que são pais ou mães poderão ficar no mesmo quarto dos filhos. O grupo inclui oito crianças de 2 anos e 12 anos de idade. As visitas estão proibidas.

A área reservada aos repatriados tem 900 metros quadrados. Eles terão atendimento médico e odontológico gratuito e receberão seis refeições diárias. O esquema será semelhante ao de um hotel, com serviço de quarto 24 horas e monitoramento permanente.

Também foi instalada brinquedoteca para as crianças, além de videogame. Até mesmo uma sala de cinema foi montada e servirá ainda como auditório coletivo, na área externa.

O uso de internet também está liberado, por meio de um rede WiFi, já que a comunicação com familiares será por meio de celular. Fora dos apartamentos, o uso de máscara de proteção será obrigatório, para evitar contaminação.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Curta também nossa página no Facebook, assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

Acontece no RS no Facebook: https://www.facebook.com/acontecenors

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas