Quarta, 12 de Maio de 2021 05:24
51 98419-1295
Senado Federal Senado Federal

Primeira sessão da CPI da Pandemia será semipresencial

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, determinou que a primeira reunião da CPI da Pandemia será semipresencial, com a possibilidade de participa...

19/04/2021 21h35
125
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Agência Senado
Por ser o membro titular mais idoso da comissão, o senador Otto Alencar definirá o dia de sua instalação e comandará a primeira reunião - Leopoldo Silva/Agência Senado
Por ser o membro titular mais idoso da comissão, o senador Otto Alencar definirá o dia de sua instalação e comandará a primeira reunião - Leopoldo Silva/Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, determinou que a primeira reunião da CPI da Pandemia será semipresencial, com a possibilidade de participação dos senadores tanto pessoalmente quanto virtualmente. A eleição para a presidência e a vice-presidência da comissão, porém, será restrita aos membros que comparecerem pessoalmente.

As regras para a reunião inaugural estão no Ato do Presidente nº 8, lançado nesta segunda-feira (19). O documento também determina que, uma vez escolhidos o presidente e o vice, a CPI vai definir as próprias regras de funcionamento.

A instalação da comissão ainda não tem data marcada. O senador Otto ALencar (PSD-BA), membro titular mais idoso, é o responsável por fixar o dia e conduzir a primeira sessão.

A votação para o comando da CPI deve ser secreta, o que impede que ela seja feita pelo sistema de votação virtual usado pelo Senado. Assim, apenas os senadores que marcarem presença no dia poderão participar do pleito. Serão disponibilizadas urnas eletrônicas fora do plenário da comissão e também na garagem do Senado, para uso preferencial de senadores em grupo de risco.

O acesso ao plenário da comissão no dia da instalação será reservado aos senadores e a um número restrito de servidores — inclusive com limitação de cadeiras no espaço físico. A captação de imagens da reunião será feita apenas pelos órgãos de comunicação do Senado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.