São Leopoldo / RS

Mourão participa da Reativação da 6ª Divisão de Exército em São Leopoldo

Vice-presidente disse que medida era um compromisso do governo do presidente Jair Bolsonaro

07/02/2020 18h28
Por: Redação Acontece no RS
Fonte: Correio do Povo
142
Mourão participou da solenidade militar alusiva a Reativação da 6ª Divisão de Exército nas instalações do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado | Foto: Stephany Sander / Especial / CP
Mourão participou da solenidade militar alusiva a Reativação da 6ª Divisão de Exército nas instalações do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado | Foto: Stephany Sander / Especial / CP

O vice-presidente da República, Antônio Hamilton Mourão, esteve na cidade de São Leopoldo, no Vale do Sinos, na manhã desta sexta-feira para participar da solenidade militar alusiva à Reativação da 6ª Divisão de Exército nas instalações do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado. Desativada desde 2014, a 6ª Divisão de Exército, chamada de “Divisão Voluntários da Pátria”, foi reativada pelo Decreto Presidencial nº 9.965, de 8 de agosto de 2019.

O general de Divisão Achilles Furlan Neto foi nomeado para exercer o cargo de comandante da 6ª Divisão, que será um Grande Comando Operacional do Exército Brasileiro, subordinado ao Comando Militar do Sul (CMS). A 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, com sede em Pelotas e a 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, com sede em Bagé, serão subordinadas à 6ª Divisão, enquadrando ainda 23 unidades militares, com cerca de 7.700 militares que atuarão em uma área fronteiriça de cerca de 450 km. "Esta reativação está trazendo uma facilidade e um aumento do poder de combate do nosso Exército", disse o comandante Achilles Furlan Neto em seu discurso durante a solenidade.

Mourão, que já atuou como comandante da 6ª Divisão, disse em seu discurso que a reativação era um compromisso do governo do presidente Jair Bolsonaro. "Faz parte de um projeto de recapacitação operacional das Forças Armadas, e mesmo essa iniciativa recebendo algumas críticas, nosso governo acredita que este tipo de ação faz parte das ações constitucionais que precisam ser respeitadas. A partir desta reativação, voltaremos a ter um poder de pronta resposta maior em casos de catástrofes e ocorrências atípicas. Temos a missão de resguardar um país com 8 milhões e meio de quilômetros quadrados e 17 mil quilômetros de fronteira terrestre", afirmou o vice-presidente, que não concedeu entrevista coletiva ao final do evento.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Curta também nossa página no Facebook, assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

Acontece no RS no Facebook: https://www.facebook.com/acontecenors

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Leopoldo - RS Notícias de São Leopoldo - RS
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas