Segunda, 10 de Maio de 2021 04:52
51 98419-1295
Saúde Canoas / RS

Ambulatório Pós-Covid deve ser inaugurado em maio em Canoas

Local será dedicado ao atendimento de pacientes que tiveram Covid-19 e ficaram com sequelas da doença.

18/04/2021 18h49
305
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Correio do Povo
Foto: Fernanda Bassôa / Especial / Arquivo / CP
Foto: Fernanda Bassôa / Especial / Arquivo / CP

A Prefeitura de Canoas prevê para maio a inauguração do Ambulatório Pós-Covid do município, que funcionará no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG). O local será dedicado ao atendimento de pacientes que tiveram Covid-19 e ficaram com sequelas da doença, sejam elas de cunho neurológico, cardiológico ou pneumológico, já que o sistema respiratório é o mais afetado.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos, o objetivo é dar a assistência médica e multiprofissional necessária para os pacientes acometidos pela Covid-19 de forma moderada a grave, principalmente aqueles que estiveram internados. “Entendemos a necessidade de acompanhar esses pacientes pós-alta, pois há situações de pacientes que venceram a Covid e que internam novamente, inclusive em estado grave, por outras situações decorrentes da doença”, afirma.

O serviço, com atendimento multidisciplinar, será destinado a casos de pacientes adultos que passaram por internação, em UTIs Covid ou leitos clínicos. Também poderão ser atendidos pacientes encaminhados pelas unidades básicas de saúde que não chegaram a precisar de internação, mas que também apresentam complicações pós-Covid.

O acompanhamento deve durar até seis meses. “Os sintomas mais comuns são a fadiga e a falta de ar, relacionadas ao comprometimento muscular e da função pulmonar, mas vários outros sintomas são relatados pelos pacientes, como dores de cabeça, perda de olfato e paladar (temporária ou duradoura) queda de cabelos, tonturas, palpitações, tromboses, sintomas neurológicos como dificuldade de linguagem, raciocínio e memória, além de manifestações psiquiátricas como ansiedade, depressão e estresse pós-traumático”, explica o pneumologista Eduardo Zettler, do Hospital Universitário de Canoas.

> Receba todas as notícias do Portal Acontece no RS no seu WhatsApp. Clique aqui.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.